Miss Beleza T Brasil 2020: candidata de Pernambuco fala de sonhos e expectativas

Com uma história de superação e princípios de igualdade, Lia Carvalho fala sobre o respeito e a esperança de um mundo melhor

atualizado 16/09/2020 14:00

Nascida em São Paulo, Lia Carvalho, de 29 anos, foi criada com a avó, Eliza Carvalho, sua grande inspiração como mulher. Quando ainda era um bebê de 1 ano, o seu pai faleceu, deixando-a órfã. Sua mãe, Eliane Carvalho, casou-se após o falecimento do pai de Lia, união da qual nasceram as suas cinco irmãs, importantes referências da condição feminina na vida da candidata.

Sobre a questão da transição, sua mãe sempre a apoiou. “Apesar eu de ter nascido homem e me transformado em mulher, a minha mãe nunca se opôs, ao contrário, sempre me deu a maior força”, afirma Lia Carvalho.

Mesmo com o apoio da mãe e tendo a avó e as irmãs como grandes alicerces em sua vida, Lia cresceu em meio a uma trajetória de preconceitos, bullying e muitas dificuldades financeiras. “Saí do ensino médio com alguns traumas relacionados a abusos morais por eu ser uma pessoa Transgênero”, diz ela, que também precisou abrir mão do sonho de cursar uma faculdade de Artes Cênicas em função dos recursos escassos para suprir necessidades básicas como a própria alimentação, locomoção e as mensalidades, mesmo tendo ela conseguido uma bolsa de cinquenta por cento de desconto.

Cabeleireira desde os 13 anos de idade, Lia está convicta de que todas as experiências vivenciadas jamais a enfraqueceram, ao contrário, ajudaram a fortalecer os seus princípios de igualdade e da importância de um mundo mais justo para todos. “Em meio a tantas dificuldades, nunca me entreguei à prostituição, apesar das propostas”, afirma ela, deixando claro que a vida a ensinou a respeitar todas as escolhas, sejam elas quais forem, por ter plena consciência de que não é fácil viver em um mundo repleto de preconceitos e injustiças. “Cada um sabe de si e de suas circunstâncias de vida”, conclui.

Hoje o maior sonho de Lia Carvalho é fazer a sua cirurgia de redesignação e ser atriz. ” Sonhar faz parte da vida. E realizar sonho é meta de todo ser humano. Por isso estou nesse concurso incrível que abre portas para pessoas como eu e todas as participantes”, afirma ela, que também tem um projeto social, o Forma Trans, criado para favorecer todas as pessoas Transgênero.

A vencedora do Miss Beleza T Brasil 2020 irá, com todas as despesas pagas, para a Tailândia concorrer ao Miss International Queen.

Website: https://instagram.com/liah_oficial?r=nametag

Últimas notícias