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Marketing no universo gamer: quando entretenimento gera awareness e bons negócios

O mundo dos jogos e e-Sports cresce a cada ano e se destaca além do simples entretenimento.

atualizado

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Quase meio século depois do lançamento do primeiro videojogo lucrativo da história, o lendário Pong de 1972, o enário da cultura gamer evolui num ápice de maturidade interessante não só para os times e jogadores competitivos, mas também para as marcas que querem se associar a esse universo. Para se ter uma ideia do tamanho de setor que por muitos ainda é considerado nicho, segundo dados da empresa de pesquisas Statista, o valor movimentado pelo mercado de eSports em 2020 foi de 950,3 milhões de dólares, rumando para a casa do bilhão provavelmente ainda em 2021.

Esses dados, a tradição do mercado, a fidelidade de quem gosta dos jogos eletrônicos, tudo isso faz a aposta nos gamers uma opção interessante até mesmo para marcas que, num primeiro momento, não parecem ter tanta aderência com um público supostamente mais jovem. A realidade é que quase 60% dos jogadores estão nas faixas etárias entre 25 e 54 anos de idade – boa parte da população economicamente ativa – de acordo com informações da pesquisa PGB20.

Nada disso, entretanto, seria possível sem o poder de disseminação da internet. Hoje principal plataforma para a comunidade gamer brasileira, a Twitch é a empresa de streaming pertencente à Amazon, concorrente do YouTube, voltada principalmente às transmissões ao vivo de diversos tipos de conteúdo, que chegou ao Brasil em 2011 ajudando a criar diversos perfis de influenciadores nessa área.

Desse modo, o público em questão se torna um caminho promissor para gerar negócios. Por isso, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a FreeBrands promoveu, junto à Red Canids, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos do país, lives entre os streamers da equipe e pessoas iniciantes na Twich, com o intuito de promover tanto os canais novatos quanto as bandeiras da marca de uma forma interativa e descontraída.

Desse modo, é reforçada a cultura de uso de produtos de higiene pessoal nesse público. A ideia é apoiar a comunidade da Twitch e ajudar os streamers iniciantes a conquistarem espaço na plataforma de um modo divertido.

Para o futuro próximo, as apostas tendem a ficar no universo dos games, nos esportes eletrônicos e na comunidade de streamers. Mercados estes que crescem cada vez mais.

Por Guto Cunha – Gerente de Marketing da FreeBrands

Website: http://www.freebrands.com.br

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