Grupo Imec contrata solução de eficiência energética da GreenYellow

A rede varejista é a primeira do estado do Rio Grande do Sul na carteira de clientes da multinacional de origem francesa e teve uma economia de 26,4% no consumo de energia com a adoção do projeto em duas de suas lojas

atualizado 15/10/2020 10:30

Genuinamente gaúcho, o Grupo Imec mantém o negócio, que tem 65 anos de atuação no estado, utilizando o equilíbrio entre a tradição e a tecnologia. Consciente da necessidade do consumo inteligente da energia, a rede supermercadista fechou junto à GreenYellow um contrato que visa a implantação de um projeto de eficiência energética. O acordo baseado num modelo de performance tem a previsão de economizar 430 MWh ao ano, ou seja, mais de 25% do recurso utilizado ao longo do período pela empresa.

Os projetos foram implementados pela GreenYellow em duas unidades do grupo, uma com a bandeira Desco Super&Atacado, localizada na cidade de Bento Gonçalves, e outra da bandeira Imec Supermercados, que fica na cidade de Dois Irmãos, durante os meses de junho e julho de 2020. Na oportunidade, foram efetuadas: troca de iluminação; fechamento de balcões de frio; automação na casa de máquinas e monitoramento pró-ativo, válido durante todo contrato.

Os ganhos com a eficiência energética já puderam ser verificados logo após a finalização do período de implantação. “Para identificar os pontos que precisam de mudanças fazemos, primeiramente, um estudo aprofundado, com base nas características do negócio e nos principais dados de funcionamento das lojas, como equipamentos instalados, perfil de consumo, necessidade de resfriamento do ambiente, entre outros. Com essas informações em mãos, colocamos toda nossa expertise em gerenciamento de projetos energéticos em prática para gerar uma redução concreta de energia na operação do cliente”, afirma Pierre Yves-Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil.

De acordo com o modelo do negócio, a economia de energia gerada será responsável por abater o investimento realizado no projeto. Vale destacar que a redução de consumo energético é garantida durante todo contrato, uma vez que conta com o acompanhamento do time de monitoramento da GreenYellow. Segundo Mourgue, esse trabalho já reduziu o consumo de energia nas duas lojas do IMEC Supermercados e a expectativa é que, no período de um ano, chegue a R﹩203 mil economizados. “Para este projeto direcionamos um investimento da ordem de R﹩600 mil, integralmente por parte da GreenYellow. Seguindo o modelo de contrato que adotamos, como fornecedores, fazemos todas as melhorias e investimento, deixando que o cliente foque em seus negócios. Uma vez registrada a diminuição do gasto energético, o cliente tem redução no valor que paga à concessionária”, explica o executivo.

“Estamos preocupados com o meio em que vivemos, e reduzir o consumo de energia, que impacta diretamente nele, tem sido um de nossos objetivos. Nossos valores estão voltados à valorização das comunidades em que estamos inseridos e do meio ambiente”, ressalta o diretor de Tecnologia, Inovação e Logística do Grupo Imec, Fabiano Ramiro.

Website: http://www.greenyellow.com.br

Últimas notícias