Eventos online crescem em 2020 como alternativa aos congressos e conferências presenciais suspensos

Os eventos online estão sendo oferecidos como alternativa aos congressos, conferências e simpósios presenciais que não puderam ser realizados presencialmente neste ano. Plataforma lança Guia de Eventos Online, a fim de facilitar a vida dos profissionais brasileiros que desejam se aprimorar em 2020.

atualizado 16/10/2020 17:00

Os meses de outubro e novembro são marcados historicamente por ser uma época tradicional de eventos, congressos e conferências no Brasil e no mundo. Os brasileiros valorizam a atualização profissional que estes eventos proporcionam e, como alternativa aos eventos presenciais suspensos em 2020, muitos profissionais estão buscando os eventos online para se aprimorarem. Reconhecendo esta necessidade, a plataforma Aprimoramente.com, cujo propósito é promover a educação no Brasil, lançou o novo guia de eventos online, que reúne as informações de mais de 140 congressos, conferências, simpósios e seminários que estão acontecendo em 2020, para os profissionais brasileiros saberem facilmente o que está sendo oferecido e se atualizarem profissionalmente.

Eventos que seriam realizados no primeiro semestre de 2020 foram adiados para o segundo semestre de 2020 e, apesar de alguns já estarem sendo oferecidos novamente no formato presencial, muitos eventos foram postergados novamente para 2021 ou transformados em eventos online, a fim de evitar riscos de contaminação pelos participantes. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Inovyo sobre o setor de eventos, 72% dos entrevistados afirmam acreditar que os efeitos da pandemia só terminarão em 2021 e apenas 25% afirmam que voltariam a frequentar eventos presenciais imediatamente quando for liberado.

A maioria dos eventos online são conferências, congressos, simpósios, seminários e palestras. E as áreas do conhecimento que mais estão disponibilizando os eventos à distância são negócios, medicina, design, educação e programação. A principal desvantagem do evento online é a maior dificuldade de realizar networking, algo muito importante para os profissionais e empresas que frequentam congressos, conferências e feiras presenciais. Uma alternativa positiva e eficiente através da tecnologia ainda não foi encontrada para substituir completamente a realização de contatos profissionais, fechamento de negócios ou compartilhamento de experiências, contudo, já estão sendo oferecidas soluções como a plataforma Hopin, que oferece a opção de realizar networking com outro participante do evento, unindo duas pessoas aleatoriamente para conversarem por um breve momento, ou mesmo a solução de salas dos fornecedores, em que o participante consegue entrar no bate-papo e tirar dúvidas sobre os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

Os eventos online permitem que pessoas do mundo todo tenham acesso a conferências e congressos de grande porte, referência em sua área de atuação, que seriam realizados em outros estados ou países sem que seja preciso viajar para assistir às palestras. Outra vantagem é que não há perda de tempo em deslocamento e espera entre as palestras e o participante pode aprender do conforto de casa. Além disso, muitos eventos estão sendo disponibilizados de forma gratuita ou com partes gratuitas, permitindo que os profissionais brasileiros se aprimorem, mesmo sem precisar investir recursos financeiros para tal.

Website: https://aprimoramente.com/guia/evento/online

Últimas notícias