metropoles.com

Especialista destaca aumento do número de vagas de emprego durante a pandemia

Claudio Riccioppo Gerente de Carreiras da Employability (eleita a empresa com o maior número de recolocações gerenciais do eixo Rio-São Paulo em 2019) apresenta dados positivos sobre a geração de emprego em alguns setores e acredita em um segundo semestre mais positivo para 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Com as medidas de isolamento social, alguns setores da economia tiveram que parar de funcionar e zeraram suas contratações, além disso, quase 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, está empregada em setores duramente afetados pela paralisação das atividades, segundo a estimativa mais recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e correm o risco de ficar sem trabalho nos próximos meses, áreas como o Turismo e a Hotelaria sofrem um enorme impacto e já colhem as duras consequências da pandemia mundial, já outras áreas, consideradas essenciais, vieram na contramão da crise e estão contratando em um ritmo inesperado.

As novas estratégias de negócios ligadas as demandas a partir do surgimento do Coronavírus  estão aumentando o número de contratações em alguns setores específicos do mercado, enquanto os números gerais do desemprego assustam e sobem a cada mês, algumas atividades surfam uma onda de contratações que jamais existiu.

Segundo o especialista em recolocação profissional Claudio Riccioppo, o número de vagas temporárias em 2020 cresceu mais que 50% em relação ao ano anterior, além disso, as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Saúde em geral e Marketing Digital  estão no topo do ranking de contratações do momento. “Quando toda essa história de covid-19 iniciou a impactar o mercado nacional eu me preparei para o pior, fiquei muito preocupado, pois os profissionais que eu assessoro possuem um nível intelectual acima da média e com isso expectativas de ganhos maiores, mas me surpreendi muito com o que encontrei, planejei ações e direcionei esforços para as áreas e empresas que ascenderam com a crise, com isso surpreendentemente multipliquei resultados, percebi que um grupo de empresas como Amazon, Itaú, Mercado Livre, Rede D’or São Luiz e algumas outras estavam contratando na contramão dos números, logo, em um primeiro momento foquei minhas energias nas vagas de emprego destas”.

O Ministério da Saúde e a rede privada também iniciaram ações para tentar reforçar suas equipes. Entre as estratégias estão, além de contratações extras a renovação de contratos do Mais Médicos e até convocação de voluntários. O governo federal já havia anunciado no início de maio a abertura de edital extra do Mais Médicos para a contratação de 5,8 mil profissionais. Na última semana, decidiu ainda renovar o contrato de médicos formados no exterior que seriam desligados do programa em abril e divulgou edital para a contratação de cubanos.

Na rede privada, vários hospitais abriram processos seletivos ao mesmo tempo, o Albert Einstein por exemplo, abriu 1200 vagas temporárias por causa do surto, para atender sua demanda interna e também o hospital de campanha montado pela prefeitura no Pacaembu, mais um exemplo de muitas contratações é a Prevent Senior, a operadora contratou 400 profissionais extras por causa da epidemia e abrirá mil novas vagas. “Eu tenho que assumir que nunca recebi tantas vagas de emprego e consegui tantas recolocações para os meus clientes na área da saúde, desde que iniciei com recolocações na Employability, estamos mantendo os  resultados muito acima do esperado para o momento mesmo com tudo que está acontecendo, é surpreendente” afirma Claudio.  

Website: http://www.employability.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?