metropoles.com

Empreendedorismo feminino cresce 40% em 2020

Empreendedorismo feminino cresce durante a pandemia e vira incentivo para empresas do segmento contratarem mulheres ao redor do País

atualizado

Compartilhar notícia

O empreendedorismo feminino vem crescendo cada vez mais no Brasil. Apenas em 2020, o número de micro e pequenas empresas abertas por mulheres foi 40% superior ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae São Paulo.

Com isso, muitas mulheres que acabaram perdendo a renda durante a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, passaram a enxergar uma oportunidade de mercado no longo prazo.

Além disso, segundo informações buscadas através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar das mulheres empreendedoras terem cerca de 22 a 35 anos, elas ainda possuem dificuldade de se lançarem no mercado simplesmente por serem mulheres. 

De acordo com a CEO da Chocolife, Virgínia Dias, o panorama do mercado de trabalho para mulheres a incentivou a abrir um negócio totalmente novo para a época, já que a empresa disponibiliza produtos alimentícios focados na saúde da pessoa, como chocolates e adoçantes. 

“Apesar da situação já ter melhorado bastante em relação há 10 anos atrás, as mulheres precisam batalhar e se esforçar mais para provarem seu valor de mercado. Isso, inclusive, foi um dos motivos que me fez ter a minha própria empresa, já que podemos conseguir o que quisermos”, disse. 

Seguindo a filosofia de sororidade e incentivo às mulheres diante de cargos importantes, a empresa de chocolates saudáveis tem em seu quadro de funcionários 70% mulheres. 

“Não foi uma coisa intencional, mas acredito que essa seleção se tornou algo muito natural, já que vai de encontro com tudo o que somos, acreditamos e pregamos dentro da Chocolife”, disse Virgínia. 

Com isso, a Chocolife passou a levar uma política de contratação diferente: As vagas sempre dão preferência para as mulheres. 

“Por aqui, além de mim temos mulheres em todos os setores de liderança, como gerência, nutrição, marketing, financeiro, e-commerce, P&D e produção. Sempre em cargos importantes, onde as pessoas almejam, mas não possuem o preparo técnico ou até mesmo a vocação. Se não formos com elas e por elas, quem será?”, finaliza Virgínia.

 

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD

Website: http://www.chocolife.com.br

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?