metropoles.com

Ecofuturo lança publicação para celebrar 10 anos do Meu Ambiente

E-book traz depoimentos de participantes do programa de educação ambiental do Instituto e projetos inspiradores

atualizado

Compartilhar notícia

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, comemora uma década de realização do programa de educação ambiental, Meu Ambiente. A iniciativa visa estimular a reflexão sobre o ambiente natural como espaço educador e, também, incentivar educadores a envolverem elementos e a temática relacionada à natureza no plano pedagógico, de forma interdisciplinar, com ações dentro e fora das salas de aula. Para celebrar este marco, o Ecofuturo lançou a publicação “Nosso Ambiente: 10 anos educando na natureza”, que traz depoimentos de educadores que já participaram da iniciativa, reflexões e projetos inspiradores desenvolvidos ao longo de uma década.

Até 2020, já participaram do programa cerca de 250 educadores da rede pública municipal de Bertioga, Mogi das Cruzes e Suzano (SP), cidades do entorno do Parque das Neblinas, reserva da Suzano gerida pelo Instituto, onde são realizadas as formações e vivências. Este ano, adequando-se às medidas de distanciamento social para prevenção à COVID-19, a iniciativa foi adaptada para o modelo de educação a distância. A primeira edição online do Meu Ambiente foi concluída, em dezembro, e reuniu 50 participantes, todos professores da rede pública.

“O Meu Ambiente busca promover o potencial educador dos ambientes naturais por meio da formação daqueles que mais multiplicam conhecimento: os educadores. Assim, acreditamos que podemos contribuir para a reconexão do ser humano à natureza, o entendimento que somos todos interconectados e para ampliar o olhar de cuidado e respeito a todas as vidas e nossas relações. Estamos muito felizes com a realização de uma década do programa, que nasceu no Parque das Neblinas, mas que hoje está para além das nossas porteiras. Afinal, a natureza está presente ao nosso redor em qualquer lugar, até mesmo, nesse momento, dentro de casa. O que precisamos é desenvolver um olhar mais atendo e renovar essa conexão”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Ecofuturo.

O prefácio é assinado por Ana Carol Thomé, pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva, e coordena o programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã. Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo, também traz uma reflexão no e-book, com o texto “Os rios da minha vida”, no qual comenta: “(…) E nós, disciplinados pela vida urbana, pelo tratamento asséptico e distante da natureza, pelo consumismo exagerado, também seguimos perdendo conexão e organicidade. Deixamos de nos encantar com a estética e sonoridade do ambiente natural. Deixamos de remar e de nos encantar nos varjões da vida”.

A publicação, repleta de inspirações e boas práticas, está disponível para download gratuito no site do Instituto: http://www.ecofuturo.org.br/blog/nosso-ambiente-10-anos-educando-na-natureza/

Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.

Website: http://www.ecofuturo.org.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?