metropoles.com

Dezembro se torna o mês de alerta sobre maus-tratos e abandono de animais

Neste período, os casos de animais nessa situação aumentam de maneira drástica.

atualizado

Compartilhar notícia

Ao longo do último mês de 2020, estava acontecendo a campanha chamada Dezembro Verde. Ela tem como foco demonstrar às pessoas as graves consequências, previstas por lei, para quem abandona ou realiza maus-tratos aos animais.

O tema da campanha Dezembro Verde, realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), está sendo abordado em um tom de conscientização popular, que visa aumentar o senso de responsabilidade e atenção para os tutores de animais, em especial cachorros e gatos.

Além disso, o Dezembro Verde é motivado por dados obtidos a partir de um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que mais de 30 milhões de cachorros e gatos estejam abandonados nas ruas do país.

Abandono e maus-tratos aos animais

O abandono e os maus-tratos aos animais são considerados crimes tipificados, conforme a Lei Federal n. 9.605/98, que dispõe sobre as condutas e atividades que prejudicam o meio ambiente. No entanto, essa prática ainda acontece e causa uma série de consequências, conforme a médica veterinária e presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA), Cristiane Pizzuto:

“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”.

Em dezembro, os casos de abandono e maus-tratos aumentam em grande monta no país segundo Cristiane:

“Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano”.

Além disso, outra integrante da CTBEA, Rosangela Gebara, que também é médica veterinária, alerta a respeito da gravidade da situação para a saúde pública:

“O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública – devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”.

Aumento de pena

Em setembro de 2020, a Lei n. 14.064/2020 foi sancionada pelo presidente da república. Ela altera o art. 32 da Lei n. 9.065/98, que tipifica o crime de abandono e maus-tratos aos animais. A pena que passou a vigorar é de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda quando os crimes forem cometidos contra cães ou gatos. Para esses casos, a pena era de 1 a 5 anos apenas.

Anteriormente, o juizado especial tinha a competência para julgar os crimes, porém, a partir da edição da nova lei, eles passaram a ser julgados pela vara criminal correspondente. Isso faz com que o procedimento seja mais rigoroso em alguns aspectos.

Cuidado com os animais em locais especializados

Por conta do aumento do abandono de animais no mês de dezembro, a demanda de cuidados com eles também aumenta. Essa consequência pode ser suprida em locais especializados, como é o caso do Hospital Veterinário Rebouças. Nesse tipo de veterinária 24 horas, os tutores dos animais resgatados podem contratar serviços de saúde que ajudam os pets a se recuperarem de eventuais doenças e comorbidades ocasionadas pelo abandono.

Website: https://www.vetreboucas.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?