metropoles.com

Covid-19: DF tem 3º maior número de casos proporcional no país. Veja lista

A capital do país é o primeiro lugar fora da região Norte em quantidade de casos a cada 100 mil habitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Máscara no DF
1 de 1 Máscara no DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal tem a terceira maior incidência de coronavírus do Brasil. São 2,1 mil casos a cada 100 mil habitantes. A capital do país fica atrás apenas do Amapá, com 3,6 mil infecções a cada 100 mil pessoas, e Roraima, com 3,2 mil diagnósticos a cada 100 mil.

Os números são do Ministério da Saúde. Elas são compiladas diariamente desde o primeiro caso brasileiro pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, para alimentar o painel interativo com informações sobre a pandemia.

A incidência busca entender o quão espalhada em uma determinada população está uma doença. Isso é necessário porque os números absolutos podem enganar, pois naturalmente lugares populosos registram mais infecções.

Um exemplo é São Paulo, o maior estado do país. São quase 46 milhões de pessoas vivendo na região e 333 mil casos, o que leva a 725 infecções a cada 100 mil habitantes.  O gráfico a seguir mostra a quantidade de diagnósticos e a incidência por unidade da Federação.

A incidência em cada estado foi variando ao longo do tempo desde o início da pandemia de coronavírus porque cada governador aplicou políticas diferentes de combate e testagem ao Covid-19, entre outras razões. O Amapá assumiu a liderança do ranking em 21 de maio. Antes disso, a primeira colocação era do Amazonas. O Distrito Federal chegou a ser o lugar com a maior incidência da doença no Brasil entre 14 de março e 7 de abril.

O gráfico a seguir mostra a incidência em cada UF ao longo do tempo. São mostradas incialmente as informações para os cinco lugares com a maior incidência, mas é possível selecionar outros estados.

O mesmo cálculo pode ser feito para as mortes por coronavírus. Nesse caso, a maior incidência é do Ceará, com 71,8 mortes a cada 100 mil habitantes, seguido pelo Amazonas (71,2 a cada 100 mil) e o Rio de Janeiro (63 a cada 100 mil). O Distrito Federal tem uma incidência de 25,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

Veja com o coronavírus se espalha pelo corpo:

0

 

 

Compartilhar notícia