Coronavírus: autoridades substituem aperto de mão por cotovelada

Gesto vem sendo repetido por autoridades desde que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, cumprimentou o governador de Washington assim

Érica Montenegro
Compartilhar notícia

Em tempos de coronavírus, hábitos culturais estão sendo revistos para controlar a disseminação de vírus e bactérias. E as autoridades de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo vírus, se esforçam para dar exemplos positivos.

Nos Estados Unidos, na quinta-feira (05/03), o vice-presidente Mike Pence, inovou ao evitar o tradicional aperto de mãos e usar uma cotovelada para cumprimentar o governador do estado de Washington, Jay Inslee.

O gesto foi repetido em uma reunião de emergência dos ministros de saúde europeus realizada em Bruxelas, na Bélgica.  Neste mesmo encontro, uma variante de saudação sem as mãos foi inventada: consiste em cumprimentar as pessoas colocando as duas mãos na altura do próprio coração.

Como alerta à população, infectologistas têm repetido que as mãos são um dos principais disseminadores de vírus e bactérias quando não estão bem higienizadas. De acordo com eles, lavar as mãos é até mais eficiente do que o uso de máscaras. (Com informações do Daily Mail)

 

 

Sair da versão mobile