metropoles.com

Cinemas do DF vão ressarcir quem comprou ingressos antecipados

Salas fecham as portas para atender a decreto do GDF, que visa impedir contaminação por coronavírus. Shoppings mantêm funcionamento normal

atualizado

Compartilhar notícia

Após o novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para conter a disseminação do coronavírus , os cinemas da capital já começam a se preparar para cumprir a medida. O documento determina, além da antecipação das férias escolares, o fechamento temporário de salas de cinema e teatros em Brasília. A medida tem vigência de 15 dias, contados a partir deste sábado (14/03).

Em nota, a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) informou que, “em alinhamento com a decisão do Governo do Distrito Federal, as salas de cinema baseadas no estado estão pausando suas operações”.

“Pedimos desculpas aos nossos espectadores, mas entendemos que, neste momento, a saúde de todos é prioridade. Seguiremos em contato com as autoridades locais para acompanhar os esforços pela contenção da Covid-19. As salas voltarão a funcionar assim que forem liberadas e estaremos aqui, prontos para recebê-los com a diversão única que só a telona do cinema é capaz de proporcionar”, disse o texto.

Os cinemas da rede Kinoplex no DF já deixam de exibir filmes a partir deste sábado. No entanto, as bilheterias permanecem abertas no domingo, 10h às 17h, para quem comprou ingresso antecipado ter o dinheiro ressarcido. Informações sobre datas de reabertura dos cinemas e outros assuntos relacionados podem ser acessados no site do Kinoplex.

A rede Cinemark também seguirá o decreto e ficará sem funcionar nos shoppings de Brasília por 15 dias também a partir deste sábado. Para quem comprou entradas antecipadas pelo aplicativo, basta pedir o cancelamento. Caso a compra do cliente tenha sido feita de outra maneira, a empresa devolverá o dinheiro nas bilheterias quando as salas reabrirem. Estas pessoas ganharão uma cortesia por ingresso devolvido.

“A partir de segunda-feira (16/03) as salas da Rede Cinemark dos demais estados só disponibilizarão até 50% do total de ingressos por sala, para permitir que os espectadores tenham espaço para se sentar em assentos separados. Estamos atentos às recomendações das autoridades responsáveis e respeitaremos todas as orientações relativas à Covid-19. Esperamos que a grave situação seja superada o mais rapidamente possível”, acrescentou a rede de cinemas.

Ao Metrópoles, o Espaço Itaú de Cinema informou que ficará fechado a partir de domingo (15/03). De acordo com a assessoria de imprensa da rede, quem já comprou ingressos para assistir filmes neste cinema poderá receber de volta o valor que pagou acessando os sites Velox Tickets ou Ingresso.com.

Shoppings mantêm funcionamento

Apesar do fechamento temporário dos cinemas, shoppings do Distrito Federal continuarão a funcionar normalmente neste período. À reportagem, o Pier 21 informou que aumentou a quantidade de álcool em gel em todos os espaços, além de espalhar avisos sobre o novo coronavírus e orientações de higiene.

No caso de bares e restaurantes, o governador determinou que seja mantida uma distância mínima de dois metros entre as mesas. Segundo o Pier 21, os lojistas receberam comunicados sobre a determinação. Tanto nos restaurantes, como na praça de alimentação, mesas e cadeiras permanecem afastadas, conforme a assessoria de imprensa do shopping.

Da mesma forma, o Casa Park destacou que segue o posicionamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que “compartilhou com seus associados medidas de prevenção e saúde para clientes e colaboradores, como maior frequência de higienização e limpeza de superfícies compartilhadas, além de disponibilização de álcool gel para todos”.

Em nota enviada à reportagem, o Iguatemi Brasilia disse que “seguirá as orientações do decreto 40.520, de 14 de março de 2020, com o intuito de preservar a saúde de todos os seus clientes, colaboradores, lojistas e fornecedores, em função do avanço do Covid-19 (coronavírus)”.

“As demais operações estão funcionando e diversas medidas de prevenção foram adotadas, como o reforço das rotinas de limpeza, respeitando todos os protocolos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, colocando em prática atitudes que minimizem possíveis impactos”, salientou o shopping.

O Terraço Shopping também providenciou o distanciamento das mesas da praça de alimentação. Além disso, lojistas receberam circulares internas com um Plano de Contingência, orientando todos a lidar com a situação.

“O shopping instalou novos pontos de álcool em gel, reforçou a comunicação nos corredores com as medidas de prevenção à doença e diminuiu os intervalos de limpeza de corrimãos, botoeiras de elevador, maçanetas, totens de pagamento e demais locais onde os clientes têm contato”, disse em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?