Brasil pode chegar a 1 milhão de casos de Covid-19 nesta sexta-feira

Repetida a taxa de crescimento das últimas semanas, o número de óbitos pode ultrapassar a marca de 50 mil

atualizado 17/06/2020 21:24

Getty Images

O Brasil registrou, nesta quarta-feira (17/06), 30 mil novos infectados por coronavírus e mil novas mortes. Se o ritmo for mantido até o fim da semana – o que deve acontecer, caso nenhuma medida drástica seja tomada pelos governos federais e estaduais –, o país romperá duas barreiras simbólicas. Na sexta-feira (19/06), haverá mais de 1 milhão de diagnósticos de Covid-19. No sábado (20/06) ou domingo (21/06), as estatísticas chegarão a 50 mil mortes.

Em 4, 5 e 6 de junho (quinta, sexta e sábado da semana retrasada), o Ministério da Saúde contabilizou 59,6 mil novos casos e 3,4 mil novas mortes. Caso a taxa de crescimento se mantenha nesta semana, o aumento é suficiente para ultrapassar a marca de 1 milhão de infecções e 50 mil óbitos. A reportagem não considerou os valores do fim de semana passado por conta do feriado prolongado, que distorce a comparação.

No começo de maio, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar um churrasco justamente no dia em que o Brasil deveria ultrapassar as 10 mil mortes. Diante da repercussão negativa, ele recuou e acabou apenas passeando de jet-ski.

Últimas notícias