Conteúdo especial

Salão do Artesanato propõe volta às raízes no presente de Dia das Mães

Evento gratuito será de 4 a 8 de maio no Shopping Pátio Brasil. No sábado (7), Zizi e Luiza Possi fazem show em homenagem à data

atualizado 03/05/2022 11:22

Uma das muitas peculiaridades que diferem o Distrito Federal de outras localidades do Brasil é o fato de ser formado por uma população multicultural, vinda de outros estados ainda na época da construção de Brasília e posteriormente em busca de novas oportunidades. Tendo esse diversificado público em foco, a 15ª edição do Salão do Artesanato, que ocorrerá de 4 a 8 de maio, das 10h às 22h, no Shopping Pátio Brasil, reunirá artesãos de 25 unidades federativas sob o tema “Raízes Brasileiras”.

Com a presença de mais de 500 artistas, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento, que terá entrada franca. “O Brasil é um país rico em produção artesanal, onde cada estado e região têm características marcantes, e que envolve milhares de produtores, muitos deles tendo no artesanato sua única fonte de renda. Reunir esses artesãos com sua produção na capital do país, que por sua natureza já reúne toda a diversidade do país, é uma grande oportunidade de fortalecer o setor”, ressalta Leda Alves, organizadora do evento. 

Para deixar as mamães felizes

Com a proximidade do Dia das Mães, o evento quer focar, também, nas possibilidades de presenteá-las com um retorno às origens, com peças feitas à mão, únicas e especiais como elas merecem. São desde itens de vestuário a biojóias, além dos artigos de decoração com uso de palha natural, crochê, bordado, barro, entre outros.

Além dos produtos, no sábado (7), às 18h, o evento será palco do show gratuito de Zizi Possi e Luiza Possi, em homenagem à data comemorativa. Mãe e filha cantam juntas para celebrar esse dia tão especial, que é o das mães. Na apresentação, elas passearão por um repertório que influenciou tanto Zizi quanto Luiza. 

Entre as músicas que não podem faltar no show, estão Per Amore e Asa Morena, e Luiza cantará ainda os sucessos da carreira, como Folhetim e Me Faz Bem. “Vamos passear do lirismo à comédia com muito bom gosto. O show terá repertório variado com nossos sucessos, e novas canções nas nossas vozes, porém já famosas no cenário musical”, revela Zizi. “Vamos fazer um show idealizado pelas duas, com humor, amor, emoção e muita cumplicidade. A maternidade me trouxe para mais perto de Zizi. Por isso, a vontade de dividir o palco em um show único, completamente emocionante, pensado e executado pelas duas”, acrescenta Luiza. 

Salão do Artesanato

0

Atualmente, o Salão do Artesanato é o maior evento do ramo no Centro-Oeste e está entre os três maiores do setor no Brasil. O evento trabalha com o conceito da sustentabilidade, promovendo a coleta seletiva de resíduos e com expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados. Inclusive, todo o lixo reciclável é doado para cooperativas. 

O setor artesanal brasileiro agrega milhares de produtores numa rede formal e informal de comercialização, com produtos criativos e impregnados na identidade cultural e de grande aceitação no mercado nacional e internacional. “Este setor preserva a cultura, é uma fonte geradora de emprego, renda e turismo, necessitando apenas de iniciativas e intervenções corretas para que corresponda com eficiência à qualidade e às exigências do mercado. Contribuindo, inclusive, para o fortalecimento da economia brasileira”, afirma Fábio Silva, coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O evento tem patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também conta com o apoio institucional do Programa do Artesanato Brasileiro da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.

Promovido anualmente pela Rome Eventos, o evento apresentará o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), pelo Sebrae e também por artesãos individuais e cooperativas de artesanato.

Salão do Artesanato

Quando: de 4 a 8 de maio
Horário: das 10h às 22h
Onde: Shopping Pátio Brasil (SCS Quadra 7, Bloco A – Asa Sul)

Site| Facebook | Instagram