Saiba como o certificado digital pode ser útil para as empresas na pandemia

Busca por solução teve um aumento de 55,8% até julho. Certificação vai além de assinaturas de contratos e envio de obrigações ao governo

atualizado 03/08/2020 7:57

RhedeConect

Os empreendedores estão se reinventando para conseguir sobreviver diante da crise causada pelo novo coronavirus. Entretanto, a busca por oferecer segurança ao cliente e para o próprio negócio tem sido uma das maiores preocupações. Segundo dados do Instituto de Tecnologia da informação (ITI), até início de julho foram emitidos 3 milhões de certificados digitais no país, um aumento de 55,8% em comparação com o mesmo período de 2019. Mas, o que é o certificado digital?

Basicamente, trata-se de um arquivo eletrônico criptografado que funciona como assinatura/identidade da pessoa física ou jurídica, com a finalidade de fornecer integridade e proteção para as informações trocadas virtualmente. Para a emissão desse certificado, é fundamental procurar empresas com credibilidade já reconhecida, como a RhedeConect, que está há mais de sete anos no mercado e é habilitada como Autoridade Registro (AR) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

RhedeConect
Certificação digital oferece maior segurança e credibilidade para os negócios

Funcionalidades do certificado digital

No caso de pessoa física, destacam-se: atualmente, todos os atos praticados pelas juntas comerciais, exigem assinatura digital dos responsáveis, por meio do e-CPF, como ato de constituição, alteração, baixa, registros de balanços, dentre outros. As pessoas físicas podem utilizar o e-CPF para entrega da declaração do imposto de renda, pré-preenchidas, com os dados fornecidos pelas fontes pagadoras, despesas medicas, planos de saúde, previdência privada, evitando assim erros de preenchimento e evitando a malha fiscal. 
No caso das pessoas jurídicas, o certificado digital e-CNPJ é utilizado para: envio das obrigações fiscais e contábeis, liberação de seguro desemprego, adesão a benefícios do governo, como redução e suspensão da jornada de trabalho, emissão de notas fiscais eletrônicas e assinatura de contratos diversos.

De acordo com Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da RhedeConect, o certificado digital identifica de forma inquestionável pessoas e empresas no meio digital, como um “RG no mundo digital”.

O documento garante validade jurídica, segurança, autenticidade, integridade, não-repúdio e confidencialidade de dados. Além disso, com ele é possível agilizar processos e reduzir custos para o negócio

Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da RhedeConect
RhedeConect
Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da RhedeConect, explica que o certificado digital é considerado um “RG no mundo digital”

Certificados mais comuns no Brasil

Quem pretende obter um certificado digital precisa definir qual o tipo mais adequado para as próprias necessidades, já que qualquer pessoa física ou jurídica que esteja com CPF ou CNPJ ativo pode adquirir esse modelo de documentação. No Brasil, os dois formatos mais comuns são: o A1 e o A3.

  • Certificado A1: é um software que fica instalado no computador ou no emissor de notas fiscais da empresa e tem a validade de um ano. Entre as principais vantagens do uso estão a facilidade e a possibilidade de automatizar processos, como o da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Além disso, permite backup, assim, o certificado não é perdido caso os computadores sejam formatados ou apresentem problemas.
  • Certificado A3: é um hardware, ou seja, é um dispositivo físico, que pode utilizar de conexões USB (similar a um pen drive), que deve ser ligado ao computador para funcionar. Entre as vantagens, estão a duração, ele pode ter validade de um a três anos, e é considerado mais seguro por não poder ser transferido ou copiado para outros equipamentos além da mídia original.
0

Para a emissão do certificado, o cliente PF precisa apenas de documento com foto, já PJ necessita apresentar documento com foto do responsável na Receita Federal e o ato constitutivo. A RhedeConect conta com suporte técnico disponível 14 horas por dia e ainda disponibiliza a emissão presencial ou via videoconferência.

Atendimento por videoconferência em três minutos

Para facilitar a vida dos clientes, a RhedeConect implementou o atendimento e a emissão de certificações por videoconferência, atendendo assim todo o território nacional. “A possibilidade de emitir o certificado digital via videoconferência leva mais conforto e segurança aos clientes”, explica Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da empresa. Ele conta que é possível realizar a emissão até por celular, tornando ainda mais cômodo para as pessoas.

O atendimento virtual também tornou o processo mais rápido. Se antes a média presencial durava entre 10 e 15 minutos, virtualmente o processo todo leva, aproximadamente, apenas três.

Com nosso sistema de qualidade única e constante capacitação dos agentes de registro (responsáveis pelo atendimento), cada videoconferência dura três minutos. Apesar da maior agilidade, a segurança e a atenção com os clientes continuam a mesma

Afonso José Duarte Junior, gestor comercial da RhedeConect
RhedeConect
A RhedeConect oferece o serviço de emissão de certificado por videoconferência. O processo dura três minutos

Para os clientes que preferem o atendimento presencial, a RhedeConect conta com mais de 20 pontos autorizados distribuídos pelo Brasil, sendo nove apenas no Distrito Federal e entorno, como: Águas Claras, Águas Lindas, Asa Sul, Asa Norte, Brazlândia, Ceilândia, SAAN, Sudoeste e Vicente Pires. Ainda há a opção de atendimento na residência ou no escritório, onde um profissional da empresa vai até o cliente.

Seja um parceiro RhedeConect

A RhedeConect faz parcerias com escritórios de contabilidade, para indicação de produtos aos clientes, o que além de facilitar a vida dos empresários, fortalece a relação contabilidade e cliente, evitando a perde-lo e ainda com a possibilidade de aumentar o faturamento. Interessados entrar em contato pelo email: [email protected]

Outros produtos

Além de oferecer todos os tipos de certificação digital, a RhedeConect possui produtos complementares, como o software de gestão empresarial e emissão de nota fiscal eletrônica, totalmente em nuvem, com planos a partir de R$ 49,90 por mês.

A empresa ainda comercializa máquina de cartão de crédito e débito, além de intermediação de serviços financeiros, como empréstimos com garantia de veículo ou imóvel.

RhedeConect
A RhedeConect conta com mais de 20 pontos autorizados distribuídos pelo Brasil, sendo nove apenas no Distrito Federal

RhedeConect – Certificação Digital
Site: RhedeConect
Redes Sociais: Instagram e Facebook
E-mail: [email protected]
Telefone: 
(61) 3233-1699 | (61) 98144-0878
Suporte técnico: 0800 777 0860
Endereço sede Brasília: SAAN Quadra 3, Bloco B N 75 Sala 107

Últimas notícias