Rádio Antena 1 conquista certificado de sustentabilidade

A aplicação do Selo Verde avalia empresas que valorizam questões como cultura, ética, economia, tecnologia, meio ambiente e social

Divulgação

atualizado 21/02/2020 11:17

A rádio Antena 1 é o primeiro veículo radiofônico do país a ser condecorado com o Selo Verde de sustentabilidade, na categoria Ouro, oferecido pela organização socioambiental Ecolmeia. O título busca reconhecer empresas que preservam a natureza com ações e se comprometem a estimular os funcionários a respeitar os ciclos naturais. “O Selo Verde, por si só, é apenas um certificado. O ideal e o que buscamos é, de fato, fazê-lo valer, por meio do estímulo a práticas menos impactantes ao meio ambiente”, destacou Paloma Paes, responsável pelo departamento de marketing da Antena 1.

O processo do reconhecimento sustentável foi realizado por auditores que visitaram a empresa e aplicaram um roteiro avaliativo composto por seis temas: social, meio ambiente, cultura, ética, tecnologia e economia, todos devendo priorizar a valorização humana, a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Getty Images
A Antena 1 é a primeira emissora de rádio do Brasil a receber o Selo Verde

Paloma também ressalta o orgulho em poder ser pioneira entre as rádios na questão de sustentabilidade e servir de exemplo para que outras empresas possam aderir práticas eco-friendly. “Antigamente, o assunto era tido como secundário no mercado. Hoje, essa abordagem é imprescindível”, destaca.

Mudanças internas

A Antena 1 tem transformado a cultura da empresa ao estimular os colaboradores a terem hábitos mais conscientes com relação ao meio ambiente. Dentre as ações internas, já houve a substituição das lâmpadas convencionais por ecológicas, o cancelamento de compra de copos descartáveis, incentivando o uso de canecas próprias, a redução de impressões, o aumento no uso de tablets por grande parte dos funcionários, e a troca de folhas comuns por papel reciclado. Além disso, a a emissora já está na fase de seleta do lixo de forma apropriada.

Os próximos passos é gerir o reuso de água e fornecer energia fotovoltaica. Além dessas mudanças internas, a Antena 1 pretende motivar e conscientizar os ouvintes a serem amigos da natureza com a realização de eventos e ações.

Selo Verde

Criado em 2008, o Selo Verde é uma iniciativa da organização socioambiental Ecolmeia, que tem metodologia própria da OSCIP Ecolmeia, patenteada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para intitular uma organização. Atualmente, apenas 120 empresas no país são reconhecidas com o certificado sustentável e se tornaram multiplicadoras de boas práticas relacionadas à temática.

reprodução
O título reconhece o esforço da rádio em preservar a natureza

O título é enquadrado em quatro categorias – quanto mais ações socioambientais evidenciadas pelas marcas, maior o nível conquistado.

  • Bronze (incompleto): início do desenvolvimento das atividades com a meta socioambiental;
  • Prata (sistemático): fiel cumprimento da lei e desenvolvimento das atividades e processos produtivos com favorecimento das expectativas socioambientais internas;
  • Ouro (extensivo): todas as características da categoria Prata, porém, com ações socioambientais que multiplicam e atingem colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade do entorno; e
  • Diamante (integrado): formação de uma rede de sustentabilidade em que uma organização com a categoria Ouro convida três, ou mais, parceiros a aderirem o processo de certificação e também a conquistarem o título Ouro.

Zero emissão de carbono

Ao seguir a linha de uma empresa ecológica, a Antena 1 também pretende se tornar a primeira emissora neutra em emissão de carbono. Para isso, já realiza mudanças nos maquinários, na cultura organizacional e na rotina dos colaboradores.

A emissora está em processo de inventário, momento em que todos os dados relativos à emissão de carbono na empresa são extraídos. Após essa etapa, será analisado o que se emite de CO2 com a área verde a ser preservada para equiparar ao volume lançado.

Se o serviço de radiofusão já não poluía, devido a sua própria natureza, agora, a Antena 1 faz questão de tornar toda a logística ainda mais sustentável, servindo de exemplo para as outras empresas, sejam do meio de rádio ou não, e conscientizando a população em geral.

Paloma Paes, responsável pelo departamento de marketing da Antena 1

Uma emissora de sucesso

Fundada em 1975, a Antena 1 foi a primeira rádio FM comercial brasileira a investir em programação própria e exclusiva. Sempre atenta às inovações, a emissora apostou, no início da década de 1990, no uso de um canal via satélite para transmissão em rede e, desse modo, alcançou mais ouvintes e aumentou o prestígio com o público.

Com programação especializada para o público amante de músicas, a Antena 1 está, atualmente, presente em mais de 700 municípios, distribuídos em sete estados do Brasil, e ainda conta com uma filial em Roma, na Itália.

Divulgação
Atualmente, a Antena 1 está presente em sete estados brasileiros

Rádio Antena 1

Rádio: Antena 1 Online
Site: Antena 1
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
Atendimento aos ouvintes: (11) 3034-2224
Frequências das principais capitais: São Paulo – 94.7 FM; Belo Horizonte – 105.1 FM; Porto Alegre – 89.3 FM; e Brasília – 93.7 FM.

Últimas notícias