Conteúdo especial

Preparatório para a OAB junto com pós-graduação é uma realidade no DF

Na Faculdade Processus, estudantes podem se preparar para as duas fases do exame ao mesmo tempo em que se especializam em áreas do Direito

atualizado 02/03/2022 11:33

Um bom profissional sabe que para se destacar no mercado de trabalho é preciso investir constantemente na formação. Contudo, para os graduados no curso de Direito, além de focar em mais capacitações, a aquisição do registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma prioridade para trilhar a carreira. O que faz com que muitos estudantes optem primeiro por cursos preparatórios para obter a carteira de advogado antes de participar de especializações.

Com o intuito de otimizar o tempo dos estudantes, a Faculdade Processus oferece curso preparatório para o Exame da Ordem das 1ª e 2ª fases em conjunto com a pós-graduação.

A formação é dividida em duas etapas, a primeira é voltada para a preparação dos alunos para a prova da OAB. São 109 aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line, pois serão gravadas e disponibilizadas para todos os inscritos. Dessa forma, o participante pode revisar o conteúdo quantas vezes achar necessário. Esse módulo conta ainda com um intensivo para a resolução das questões que mais saíram em exames anteriores.

A segunda etapa é voltada para a prática processual com especializações em Advocacia Cível, Criminal, Trabalhista ou Tributária.

“É um preparatório em que o aluno já sai com a especialização. É o único nesse formato aqui no Distrito Federal.”

Thiago Biacchi, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Processus

Outra vantagem, de acordo com o coordenador, é que não é necessário estar formado para ingressar no curso preparatório com pós-graduação. “Os alunos de 9º e 10º semestres de Direito podem optar por iniciar o curso antes de concluir a graduação. Dessa forma, o estudante sai da faculdade com a carteirinha da OAB e uma especialização”, ressalta Thiago.

Foi o caso de Edivan de Sousa Nascimento, aprovado na última prova da OAB. “Eu tinha medo de fazer o Exame da Ordem. Como um recém-formado iria se sair bem na prova? A pós-graduação me deu mais segurança, um maior embasamento e preparação para fazer o exame”, relata o jovem advogado de 26 anos.

“Na hora da prova, tinha questões que eu lembrava na hora da explicação do professor sobre o assunto. Foi interessante como o curso contribuiu para a minha aprovação na OAB. E além do conteúdo, há uma preparação psicológica que foi essencial para mim”, reforça Edivan.

Mercado de trabalho

Analista em uma instituição privada, Edivan conta que o título de pós-graduação contribuirá para uma melhor colocação no mercado de trabalho. “Eu era uma das poucas pessoas na minha equipe que não tinha uma pós-graduação. E isso é um grande diferencial nos dias de hoje”, afirma. “E não quero parar por aí, com certeza vou fazer outras especializações. Um dia vou dar aula na Processus. Se não fosse a faculdade, eu não estaria onde estou hoje”, acrescenta.

Já para Bruno Moraes, de 45 anos, a graduação de Direito com a especialização e a OAB abriram um leque no mercado de trabalho. “Minha primeira graduação é na área da comunicação, em Publicidade, mas foi quando iniciei no Direito que consegui um upgrade na carreira”, conta o advogado também aprovado no último Exame da Ordem. Para ele, fazer o preparatório com a pós-graduação foi uma forma de otimizar o tempo.

“Ninguém perde tempo estudando, mas sair do bacharelado e um ano depois ter uma pós é ótimo. E ainda tem a questão de que, se por algum motivo, a pessoa não passar na prova da OAB, pelo menos tem uma especialização. E isso gera uma valorização no mercado de trabalho”, destaca Bruno.

Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), feita em 2018, apenas 9% da população do Distrito Federal possuía pós-graduação. Um diferencial que ajuda em uma melhor posição em uma empresa, seja ela pública ou privada. Em concursos, ter uma especialização pode contar pontos na prova de títulos ou, nos casos da área de Direito, servem para computar tempo de atividade jurídica para ingresso na magistratura.

Outras pós-graduações

Além da especialização com o preparatório da OAB, a Faculdade Processus oferece outros cursos de pós-graduação, como, por exemplo, o de Residência Jurídica nas áreas Cível ou Trabalhista, que ensina o aluno a gerir e estruturar o próprio escritório de advocacia. O principal foco é promover o desenvolvimento da atuação prática.

A Processus também tem turmas de Master of Business Administration, mais conhecido pela sigla MBA, em Contabilidade, Auditoria e Perícia. E prepara os estudantes para os exames do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para Qualificação Técnica de Auditoria (EQT) e de Qualificação Técnica de Perícia (EQT). Além de ofertar uma pós-graduação em gestão pública, voltada para profissionais formados que estão atuando como servidor ou gestor, nos setores privados ou públicos. As aulas nessas especializações são ofertadas no modelo presencial e on-line, a depender da escolha do aluno.

Faculdade Processus

Fundada em 1991, a instituição iniciou as atividades com cursos preparatórios para concursos públicos da área jurídica, especialmente para os cargos de Juiz de Direito e Promotor de Justiça. Desde 1999, o Instituto Processus ampliou o leque de opções ao ministrar o curso de preparação para o exame da OAB, que apresenta um índice de aprovação de 90%. Em 2019, criou o curso preparatório com extensão para pós-graduação na área jurídica.

Em 2005, visando a preencher as necessidades do mercado, começou o processo para que a instituição se transformasse em faculdade e, em 2016, o curso de Direito da Faculdade Processus conquistou o Selo de Qualidade OAB Recomenda, entregue para apenas 10% das faculdades do Brasil, à época.

Inscrições abertas

O curso preparatório para o Exame da Ordem com especialização em áreas jurídicas está com as inscrições abertas. As aulas iniciam em 10 de março, no modelo híbrido (on-line e presencial, a depender da escolha do aluno).

Com carga horária de 556 horas, a pós-graduação é oferecida na Faculdade Processus nas unidades da Asa Sul e de Águas Claras.

Mais informações no link.

Faculdade Processus

SiteInstagramFacebook