metropoles.com

Oi lança 5G em Brasília

Cidade é a primeira do país a receber a cobertura da nova rede da operadora. Velocidade de transmissão pode chegar a 500 Mbps

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Antena-telefonia 5G Oi
1 de 1 Antena-telefonia 5G Oi - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A operadora de telefonia Oi escolheu a capital federal como palco inicial de lançamento para a nova rede de internet móvel 5G no país. Trata-se de uma conexão mais moderna e mais veloz quando comparada a 4,5G,  tecnologia em operação no momento. Tudo isso a torna ideal para usuários que gostam de assistir filmes e séries, jogar online e navegar na internet por meio de dispositivos móveis. Com uma maior estabilidade e qualidade na conexão, a nova tecnologia oferece uma experiência diferenciada em upload de vídeos, conteúdos com maior resolução e respostas ultrarrápidas em games.

Para tornar a 5G possível a Oi conectou aproximadamente 300 sites e os ancorou numa banda larga dedicada da frequência de 2.100 GHz, uma estratégia de refarming que já havia realizado para disponibilizar o 4,5G e apresentou excelentes resultados. O serviço alcança até 500 Mbps de velocidade e tem uma rede de cerca de 460 km² de extensão em Brasília.

O 5G pode ser acessado dentro da área de cobertura em Brasília por clientes de todos os planos de telefonia móvel da operadora que tiverem um aparelho compatível com essa tecnologia da Oi, sem a necessidade de troca do atual chip 4G e sem custo adicional. No DF, a cobertura está disponível no Plano Piloto (Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, incluindo a praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios), além de outras regiões como Cruzeiro, Sudoeste, Gama, Planaltina, Guará, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião, Riacho Fundo e Santa Maria.

O projeto da Oi é ancorado numa banda exclusiva para 5G, o que significa que os recursos de rede desta tecnologia nesta banda não são comprometidos pelo tráfego do 3G e 4G. O chamado 5G definitivo ainda aguarda o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para metade do ano que vem.

A nova geração de telefonia móvel já é uma realidade em vários países e deve se popularizar nos próximos anos no Brasil. Essa tecnologia promete revolucionar a conexão à internet por ter uma baixa latência, o que, na prática, possibilita que vários dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo sem que haja um congestionamento na rede.

A expectativa é de que a nova plataforma traga avanços tecnológicos, não apenas para smartphones e outros dispositivos móveis, mas para a evolução da internet das coisas, automação de fábricas e serviços (indústria 4.0), setor de atendimento médico-hospitalar, entre outros segmentos. 

Compartilhar notícia