metropoles.com

Live discute abertura e modernização do setor elétrico no Brasil

Talk contará com o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa; do deputado federal Fernando Filho; e do presidente da Abradee, Marcos Madureira

Getty Images
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: Getty Images

atualizado

A modernização do setor elétrico e a abertura do mercado estão em pauta no Congresso Nacional há pelo menos sete anos, por meio de Projetos de Lei que visam preparar o país para um novo momento do setor, com muito mais competitividade, benefícios para a população e sustentabilidade para as empresas.

As mudanças sugeridas pelos parlamentares, que escutam entidades e consumidores, com objetivo de trazer liberdade de escolha, tarifas mais justas e eficiência. Além de maior clareza nas contas de luz dos consumidores de baixa tensão ou de grandes indústrias.

O primeiro projeto de 2015, o PL 1917, também conhecido como “Portabilidade de Energia”, defende que o consumidor tenha a possibilidade de escolher o próprio fornecedor de energia, assim como já ocorre com a telefonia celular ou planos de saúde. Esse projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Senado.

Já o PL-414, de 2021, fez o caminho contrário. Começou pelo Senado e, agora, está em discussão na Casa do Povo.

Trata-se do antigo Projeto de Lei Complementar 232/2016. Ele foi modificado para detalhar a modernização do setor elétrico trazendo diversos temas que pretendem aprimorar o modelo regulatório e comercial, além de detalhar como será a abertura e o aperfeiçoamento do mercado, o aprimoramento das tarifas e a redução de encargos tarifários.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, a modernização do setor elétrico se insere na necessidade de trazer os benefícios para a sociedade como a inovação na produção de energia cada vez mais barata, a inclusão de novas tecnologias, como geração distribuída, armazenamento e veículos elétricos, a inserção de fontes renováveis, além de incorporar as tendências modernas de maior protagonismo dos consumidores.

Live

Por causa da importância do tema, o portal Metrópoles e a Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) realizarão em 13 de junho (terça-feira), às 14h30, uma live com especialistas que estão debruçados sobre essas discussões.

Será possível acompanhar por aqui:

“Os Projetos de Lei são instrumentos para dar encaminhamento à modernização, mas precisamos gerar essas discussões com a sociedade, com as entidades. Por isso, é tão importante fazermos encontros assim”, afirma Marcos Madureira, presidente da Abradee, um dos participantes

Além dele, estarão presentes o deputado federal pelo União (PE) e relator do PL-414, Fernando Filho; e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, Sandoval de Araújo Feitosa.

“A ANEEL está preparada e alinhada com esse novo ecossistema e adaptou sua agenda regulatória e plano de trabalho para esses desafios de forma a contribuir, junto com o congresso nacional, consumidores e setor produtivo para que o Brasil se torne protagonista na agenda de modernização e transição energética global”, diz Sandoval, diretor geral da agência.

Importância do debate público

Mas, mesmo sendo uma pauta importante a toda a população, o presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica, Luiz Eduardo Barata, explica que os consumidores ainda não foram sensibilizados. Por isso, a importância de eventos como esse.

“As camadas políticas estão falando sobre o assunto há muito tempo, mas a população como um todo não tem sido sensibilizada e é fundamental que todos entrem na discussão”, conclui Barata.

Outro participante da live será o presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, a Anace, Carlos Faria.

O debate será fechado, mas todos os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Youtube do Metrópoles.

Talk: Modernização do mercado de energia elétrica no Brasil
Data: 13 de junho, às 14h30.
Participantes: Marcos Madureira (presidente da Abradee), Sandoval Feitosa (diretor-geral da Aneel) e Fernando Filho (Dep. Fed. União-PE).
Transmissão: Youtube

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações