metropoles.com

Hospital Maria Auxiliadora comemora 1,6 mil vidas salvas da Covid-19

Único hospital particular da área Sul do DF ampliou quadro de colaboradores e triplicou número de leitos de UTI durante a pandemia

Hugo Barreto/Metrópoles
Hospital Santa Lúcia Gama
1 de 1 Hospital Santa Lúcia Gama - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

atualizado

Ao som da música “Sobrevivi”, da cantora gospel Sarah Farias, a técnica de enfermagem Francisca Marques de Oliveira, de 49 anos, deixou o Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, na última semana, após 25 dias de internação. Francisca está entre os mais de 1,6 mil pacientes que se recuperaram da Covid-19 no hospital.

O número se refere apenas aos casos mais graves, ou seja, de pessoas que precisaram ser submetidas à internação hospitalar, em quartos e UTIs. O quantitativo total, que inclui os casos mais leves, é bem maior. Para se ter ideia, o hospital atende cerca de 12 mil pacientes por mês. Em março, por exemplo, foram quase 5 mil atendimentos ligados somente a sintomas respiratórios.

Em uma época em que os números de óbitos são manchete constante, casos como o de Francisca enchem o coração de esperança. Em pouco mais de um ano, ela “venceu três gigantes”: um câncer na mama, uma infecção causada pelo câncer e a Covid, que quase tirou-lhe a vida. Todos os tratamentos foram feitos no Maria Auxiliadora.

Ainda em repouso, na casa da irmã, Francisca celebra a recuperação e tem se dedicado ao crochê, enquanto recebe o cuidado e carinho da família

Foram duas cirurgias e, agora, o coronavírus. Só tenho a agradecer. Primeiramente a Deus, e, depois, à equipe do hospital. Eles têm prazer em cuidar e o cuidado deles é excelente.

Francisca Marques de Oliveira, 49 anos, paciente recuperada de Covid-19

Para dar conta da alta demanda gerada pela pandemia, o único hospital particular de grande porte da área sul do Distrito Federal, que compreende as regiões do Gama e de Santa Maria, precisou se reinventar. O quadro de colaboradores foi ampliado em mais de 50% e a quantidade de leitos de UTIs praticamente triplicou.

Segundo o diretor executivo e médico do hospital, Dr. Sami Abdel, o Grupo Santa e o Hospital Maria Auxiliadora têm feito investimentos constantes em novas tecnologias, com a oferta de equipamentos de ponta para tratamentos e diagnósticos, a fim de garantir o melhor atendimento ao público. “Há um ano, nós já estávamos em fase de crescimento, que foi acelerada pela pandemia. Tínhamos 144 leitos em funcionamento, 92 apartamentos e 52 UTIs. Agora, chegamos a 242 leitos, sendo 150 só de UTIs”, explica.

O único hospital particular da área Sul do DF ampliou quadro de colaboradores e triplicou número de leitos de UTI durante a pandemia

Ainda de acordo com o diretor, os casos de pacientes com coronavírus diminuíram sensivelmente em abril e o centro de saúde começa a se preparar para um modelo de atendimento híbrido, menos dedicado à Covid-19. “O momento ainda é de incerteza, mas estamos preparados, inclusive, para uma terceira onda”, destacou o médico.

Os esforços da equipe e do grupo desde a aquisição do hospital, em 2009, garantiram ao Maria Auxiliadora a certificação internacional QMentum Diamond, metodologia desenvolvida pela Health Standards Organization (HSO) que monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.

Para os pacientes, o programa de reconhecimento atesta que a instituição realiza práticas seguras de manipulação e de administração de documentos, amostras e medicamentos; protocolos de redução de riscos; avaliações periódicas das taxas de sucesso; entre outros.

0

O coordenador de clínica médica do Hospital Maria Auxiliadora, Lucas Albanaz Vargas, explica que a acreditação internacional demonstra o nível de excelência do serviço prestado pela rede. “Praticamos uma medicina que está entre as melhores do país e do mundo”, comemora.

Na avaliação do gestor, um dos diferenciais da instituição é o aperfeiçoamento constante da equipe de profissionais, que está focada no atendimento humanizado. Ele conta que um exemplo disso foi a realização de visitas por videoconferência para os pacientes de Covid-19. “Começamos realizando ligações, mas depois vimos que só isso não era suficiente. Então, adquirimos tablets e iniciamos as chamadas por vídeo. Foi muito gratificante ver esse contato entre pacientes e familiares”, revela o médico.

PMDF

A unidade atende a uma vasta carteira de planos de saúde, entre eles a da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Atualmente, o Hospital Maria Auxiliadora é a única instituição credenciada pela PMDF para prestar serviços de urgência e emergência a integrantes da força e dependentes.

Dos 1,6 mil pacientes graves que se recuperam do coronavírus no Maria Auxiliadora, 1.150 fazem parte do convênio da Polícia Militar.

Na último dia 28, o hospital recebeu a visita do comandante-geral da corporação, Coronel Vasconcelos. A comitiva da PMDF percorreu os andares destinados a policiais militares – da ativa, veteranos e dependentes – internados em leitos de UTI, semi UTI e Enfermaria, exclusivos para o tratamento do Coronavírus.

Na oportunidade, o Coronel Vasconcelos conheceu toda a estrutura e conversou com vários militares, entre eles, o 3º Sargento RR Lindiomar Gonçalves dos Santos, de 62 anos. O veterano disse que se sentiu bem atendido. “Tive um quadro de piora e, em seguida, melhorei. Precisei de oxigênio, fui medicado e internado. Isso aqui não é um hospital, é um hotel”, afirmou o militar, que está ansioso pela alta hospitalar.

O diretor executivo e médico do hospital, Sami Abdel, acompanhou a comitiva durante toda a visita. “Para nós foi muito gratificante ver o quanto o comandante ficou satisfeito com a qualidade do atendimento, da estrutura, e a satisfação de todos dos beneficiários da PM que estão sob os nossos cuidados”, enfatizou o gestor.

 

Hospital Maria Auxiliadora

Site: www.santalucia.com.br
Endereço:
  Setor Central Gama, DF
Telefone: (61) 3203-9400

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?