Grande Hotel Termas de Araxá: luxo e bem-estar no recanto mineiro

Patrimônio Histórico de Minas Gerais, local passou por revitalizações para oferecer mais conforto e comodidade aos hóspedes

Uma luxuosa experiência de bem-estar e conexão com a natureza. Esse é o Grande Hotel Termas de Araxá, em Minas Gerais, que se destaca pela grandiosidade e glamour de um espaço histórico que também abriga famosas águas termais com propriedades terapêuticas. 

Inaugurado em 1944 para fomentar o turismo na região, o Grande Hotel virou um refúgio para cuidados com a saúde física e mental. A construção imponente com referências europeias e romanas chama a atenção principalmente pelos detalhes em elementos nobres e mobiliário original do século XX.

Preservando a essência do edifício tombado como Patrimônio Histórico de Minas Gerais, o espaço passou por uma revitalização em 2022. Ao todo, foram investidos R$ 10 milhões pelo Grupo Tauá — responsável por administrar o hotel — para proporcionar maior conforto e comodidade aos hóspedes. 

Revitalização

O novo projeto contou com um time de consultores especializados comandado por Facundo Guerra, CEO do grupo Vegas – famosa empresa de eventos de São Paulo -, para criar uma nova experiência aos visitantes. Foram feitas melhorias no enxoval e rouparia, nos restaurantes e cardápio, além de uma reformulação na decoração e nos serviços oferecidos.

Os quartos contam com pinturas da francesa Dominique Jardy, referência internacional; e o enxoval dos apartamentos é da Trousseau

O design dos interiores foi desenhado pelo reconhecido escritório Dannilo Camargos. Já os novos uniformes dos colaboradores são criações de Marcelo Sommer, renomado estilista brasileiro.

A experiência gastronômica conta com uma culinária autoral e criativa, com ingredientes frescos do local, no restaurante Lá Carte; além do Chez Beja com um menu contemporâneo. A curadoria de drinks é de autoria de Michelly Rossy, que foi eleita a melhor bartender de São Paulo em 2019. 

No comando do hotel está o gerente-geral Diogo Villalobos, que veio do grupo Fasano, com passagem inclusive pela unidade nova-iorquina da rede; e a governanta Valéria Simões, que veio do Belmont Copacabana Palace. 

“Esse é um novo momento para o Grande Hotel, que reabriu as portas com serviços de alto padrão, em um dos destinos mais icônicos de Minas Gerais.”

Fernanda Zatar Bicalho, relações institucionais do Grande Hotel Termas de Araxá

Conforto

Dos quase 300 quartos presentes no Grande Hotel Termas de Araxá, apenas 150 foram revitalizados e abertos ao público.

“Com a pandemia, vimos a importância dos cuidados com o corpo, mente e espírito. Buscamos oferecer um ambiente que proporcione tudo isso, com menos gente circulando, porém sem perder no número de funcionários que foram treinados para melhor atender os visitantes”, explica Fernanda Bicalho. 

Entre os serviços oferecidos pelo hotel estão os banhos nas famosas termas — radioativas e sulfurosas —, sessões de massagem e spa, banho de lama, circuito das fontes, jornadas de meditação, além de uma gastronomia que resgata o melhor da culinária mineira.

“Acreditamos que uma boa noite de sono, com boa alimentação, contato com a natureza e momentos para voltar para si, são transformadores na vida de uma pessoa.”

Fernanda Zatar Bicalho, relações institucionais do Grande Hotel Termas de Araxá
Expert no conceito de “turismo de bem-estar”, a Amman Consultoria de Spas foi a responsável pela reformulação dos serviços

Tour histórico

Além dos atrativos terapêuticos, o Grande Hotel carrega um peso histórico ao longo dos quase 80 anos de existência. Entre as curiosidades que o local traz está a própria construção, que conta com itens e peças nobres vindas da Europa em plena Segunda Guerra Mundial. 

O empreendimento foi encabeçado pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador de Minas Gerais na época Benedito Valadares. Ambos se hospedaram diversas vezes no lugar, tendo algumas das decisões mais importantes da história do Brasil sido despachadas de lá. 

O Grande Hotel Termas de Araxá também foi o primeiro cassino do Brasil e serviu como palco para grandes festas carnavalescas e réveillons memoráveis.

E os hóspedes podem se conectar com esses acontecimentos, entre outros, por meio de um guia interativo. 

Em vários cômodos é possível ver um QR Code que mostra informações históricas, turísticas e culturais em uma espécie de mapa guiado

Ao todo, são mais de 100 pontos com QR Codes instalados em parceria com a Interact Place. O conteúdo dos textos e a locução são de autoria da escritora Paula Febbe; e as redes digitais contam com a coordenação da Agência Tempo, de São Paulo.

Para todos os públicos

O Grande Hotel Termas de Araxá é um ótimo destino para famílias, casais, grupos de amigos e até para eventos corporativos. “Muitas empresas procuram o hotel para promover conferências e palestras. Proporcionando também um momento de lazer aos seus funcionários após as atividades”, destaca Fernanda. 

Além disso, o hotel conta com uma ampla área de lazer para crianças e adultos, com piscinas, playground, lago com atividades de stand up e pescaria, espaço para praticar esporte, entre outros.

Propriedades terapêuticas

As propriedades terapêuticas das termas estão vinculadas à composição e origem. As águas sulfurosas possuem alta temperatura devido à origem vulcânica, com grande presença de minérios e enxofre. Já as águas radioativas são ricas em radônio, um gás nobre.

Juntas, podem trazer benefícios para quem tem diabetes, gota e artrite reumatoide.

1/2
Banho de lama teraupêutico
Os banhos nas termas são individuais

Grande Hotel Termas de Araxá

A ousada construção do Grande Hotel Termas de Araxá chama a atenção pela magnitude na qual foi projetada. São 33.300 m² de empreendimento  – um marco da engenharia brasileira – localizado no centro do Parque Barreiros. 

O hall da entrada principal, de porte grandioso, tem o acesso por meio de uma escadaria e rampa para automóveis. O piso é de mármore de Carrara, e as colunas, revestidas por mármore Travertino. A laje de cobertura é trabalhada em gesso, e os lustres são de cristal. Já os jardins projetados por Burle Marx estão às margens do lago e possuem uma flora diversa.  

O cinema com cerca de 450 lugares possui cabine de projeção, iluminação e palco ligado a camarins – podendo, também, funcionar como teatro. 

O hotel possui 278 apartamentos, 26 locais para eventos e quatro espaços gastronômicos.

Site | Instagram | Facebook

Contato para reservas 

Telefone: 0800 0031 910
E-mail: reservas.araxa@gharaxa.com

 

Sair da versão mobile