Empresa oferece curso gratuito de Business Intelligence

O Power BI na Prática ocorre entre 14 e 16 de novembro e é indicado para todos os profissionais que se interessam por dados e métricas

reprodução/pxherereprodução/pxhere

atualizado 04/11/2019 10:17

Nos últimos anos, novas profissões ganharam o mercado, como é o caso do especialista em Business Intelligence (BI), profissional que analisa tendências a partir de uma enorme base de dados e destaca importantes insights para que empresas de diferentes segmentos possam minimizar os erros nas tomadas de decisões. Segundo um estudo da IQ Blade, as marcas que investem em BI vendem, em média, 24% a mais que os concorrentes. Ou seja, a ascensão da carreira tem um motivo claro: a possibilidade de aumentar lucros nos negócios. Hoje em dia, pessoas capacitadas com as técnicas da área são bastante disputadas no mercado de trabalho.

Pensando em fortalecer o setor, a empresa Power BI na Prática oferece, de 14 a 16 de novembro, um curso on-line e gratuito sobre o assunto. De acordo com Marcelo Leite, instrutor e coordenador de projetos, qualquer pessoa está capacitada a participar. “O aluno só deve ter conhecimento básico em Excel e se interessar pelo assunto”, conta.

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
O curso Power BI na Prática é totalmente gratuito e ocorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro

Quem já tem familiaridade com BI irá se aprofundar com conhecimentos específicos que mostraremos nas aulas. Já quem ainda não conhece a ferramenta vai aprender a usá-la de forma eficaz e fácil.

Marcelo Leite, instrutor e coordenador de projetos do Power BI na Prática

Importância do Business Intelligence

Para que o BI seja feito com excelência, é necessário o alinhamento de três fatores: a coleta dos dados, momento em que tudo é analisado para levantar as informações sobre o negócio; a organização e análise, hora em que o material é apresentado de forma visual para facilitar as tomadas de decisões; e a ação e o monitoramento, em que o resultado final é colocado em prática e a performance é acompanhada de perto.

Atualmente, profissionais da área utilizam softwares e serviços que ajudam a reunir e a apresentar informações detalhadas de todos os elementos necessários. Como o mercado conta com muitas soluções disponíveis hoje em dia, a consultoria Gartner Group desenvolveu o Quadrante Mágico, uma tabela que classifica as melhores empresas que possuem maior força no mercado. Nela são apresentadas as marcas líderes, que ditam as regras dentro do segmento; as desafiadoras, abaixo das líderes, que têm uma pequena parcela do mercado; as visionárias, que são fortes em pesquisa e desenvolvimento mas sem tecnologia capaz de produzir; e as concorrentes de nicho, que focam em apenas um mercado. Segundo o Quadrante Mágico, atualmente, a ferramenta Power BI da Microsoft é a referência da área.

Reprodução/Gartner Group
O Quadrante Mágico, desenvolvido pela Gartner Group, define as qualidades das empresas no mercado de tecnologia

Investir na preparação e no treinamento dos profissionais que estarão à frente da área é importante para qualquer empresa que deseja ter bons resultados, como afirma Marcelo Leite, especialista em Business Intelligence e Data Análise. “A análise de dados baseada em BI é algo que pode e deve ser aplicado em todas as áreas de uma instituição”, explica. Ele ainda destaca que a ferramenta Power BI é a melhor plataforma para conseguir as informações analíticas, além de contar com um preço atrativo para a implementação.

O curso

O primeiro encontro do curso Power BI na Prática está marcado para quinta-feira (14/11/2019), a partir das 19h30. No total, serão três encontros on-line ministrados pelos instrutores e especialistas Marcelo Leite e Marcos Lima. Durante as aulas, o aluno vai adquirir conhecimento necessário para começar a trabalhar com a ferramenta de imediato. Por meio de exercícios reais, práticos e acompanhados pelos professores, serão ensinados o manuseio em serviços de criação e visualizações, compartilhamento de dados e outros endpoints do Power BI, além de fornecer uma base sólida sobre DAX, principal linguagem para transformação e criação de métricas para análises avançadas.

Vamos ensinar o que é DAX e como utilizá-lo de forma inteligente nos relatórios, solucionando problemas e criando métricas inteligentes. Quem participar do curso também vai aprender a montar um painel visualmente agradável, dispor filtros de formas práticas e criar botões interativos com os dados

Marcelo Leite, instrutor e coordenador de projetos do Power BI na Prática
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Marcelo Leite, instrutor do curso Power BI na Prática, ressalta que os alunos vão adquirir conhecimentos necessários para começar a trabalhar com a ferramenta de imediato

Para participar do curso, é preciso estar conectado em um computador com sistema operacional Windows (mínimo 2GB de memória RAM) e realizar o download do software Power BI Desktop, disponível no link da inscrição. Quem se inscrever também receberá gratuitamente o e-book “Como começar a trabalhar com Power BI de forma prática”, para aprimorar os conhecimentos e tirar dúvidas da ferramenta.

Curso Gratuito de Power BI na Prática
Inscrições: Power BI na Prática
Datas e horários: 14 e 15 de novembro, às 19h30, e 16 de novembro, às 9h30
Materiais à disposição: três aulas e e-book Como começar a trabalhar com Power BI de forma prática
Investimento: gratuito

Últimas notícias