metropoles.com

Distrito Federal recebe primeira indústria de blindagem automotiva

Fundada em dezembro de 2018, a Scuderia Blindagens trabalha com um material específico cinco vezes mais forte do que aço

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
Scuderia Blindagens
1 de 1 Scuderia Blindagens - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

O Brasil é o país com maior número de pedidos por blindagem automotiva para uso civil, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Atualmente, 165 mil carros no território brasileiro contam com a proteção. O elevado número reflete o receio da população com a segurança pública.

A frota do Distrito Federal, por exemplo, já possui 6 mil veículos blindados. Para atender a demanda crescente, em dezembro de 2018 a capital federal recebeu a primeira indústria do segmento, a Scuderia Blindagens. A marca conta com conceito one-stop shopping, ou seja, o cliente pode realizar tudo que deseja em um único lugar, como a blindagem automotiva e arquitetônica, além da revisão, manutenção e autorizações para poder equipar o carro.

Rafaela Felicciano/ MetrópolesO dono da empresa, Lívio Crosara Filho, trouxe para Brasília a primeira indústria de blindagem do DF

O mercado de blindagem de Brasília é muito promissor. Havia muitos automóveis com a proteção rodando na cidade, mas ainda não contávamos com uma indústria especializada. Hoje, a Scuderia oferece um serviço completo e com tecnologia de ponta.

Lívio Crosara Filho, CEO da Scuderia Blindagens

Etapas da montagem

O processo completo de blindagem, que inclui documentação e instalação, leva, em média, 21 dias. Na Scuderia, a cadeia produtiva é totalmente informatizada, permitindo inclusive que o cliente acompanhe, por meio de um aplicativo, as sete etapas envolvidas no serviço: checklist, desmontagem, envelopamento, mantas, vidros, aço e revisão.

Para a execução da blindagem, o automóvel é completamente desmontado internamente, retirando-se desde os revestimentos no interior até os bancos e os vidros originais. Todas as peças são armazenadas em um contêiner próprio, identificado e registrado com QR-Code.

0

Os vidros são substituídos por vidros blindados da marca Blindex ultrarresistentes, capazes de bloquear qualquer modelo de projétil, dentro do estabelecido pela norma ABNT NBR 15000. No revestimento do veículo são utilizadas até nove camadas de manta de Kevlar, um material composto por fibra sintética de aramida, super-resistente e leve, cinco vezes mais forte que o aço, por unidade de peso.

Para segurança dos clientes, trabalhamos com a utilização das nove camadas. Além disso, podemos acrescentar uma técnica com neoprene, na manta, que evita a entrada de poeira e água.

Lívio Crosara Filho, CEO da Scuderia Blindagens
0

Ao final do processo, os materiais que estavam guardados no contêiner são instalados novamente, tudo de forma artesanal e bastante minuciosa. O serviço é realizado por um montador altamente treinado, experiente e atento a cada detalhe. O cliente ainda recebe um manual, nota fiscal dos materiais, fotografias com os registros do que foi instalado no veículo e certificado de garantia da blindagem, válido por 5 anos.

Engenharia, segurança e tecnologia

Qualquer modelo de automóvel pode receber a blindagem. No entanto, realizar o serviço não é uma tarefa simples. Para a aplicação dos materiais de resistência balística, é necessária a atuação de um engenheiro especialista na área, já que o processo implica em criar um projeto artesanal e único para o automóvel em questão. Todo o centro gravitacional do carro é avaliado de forma detalhada, recalibrando a suspensão para preservar ao máximo as características de dirigibilidade, frenagem e estabilidade.

Rafaela Felicciano/ MetrópolesCada automóvel recebe um projeto personalizado

Outro fator importante para entregar a máxima proteção aos clientes é a perfeita harmonia entre manta balística, aço e vidro. Cada material é minuciosamente posicionado para que haja uma total cobertura, sem deixar qualquer ponto vulnerável.

Lívio Crosara Filho, CEO da empresa, ressalta que a escolha dos fornecedores de materiais foi uma parte estratégica do negócio. “Hoje, trabalhamos com o nível III-A de blindagem, considerado o mais avançado e permitido para uso civil. São vidros da marca Blindex e manta de Kevlar da DuPont”, conta.

0

Lívio alerta para uma das principais dúvidas de quem busca o serviço: a perda do desempenho do  veículo. “A tecnologia que utilizamos tem apenas 6% de aço e pesa, no máximo, 190 quilos. Esse acréscimo é muito baixo para prejudicar a performance do automóvel”, garante. O preço cobrado pelo serviço completo de blindagem varia de carro para carro e custa a partir de R$ 50 mil.

Documentação e profissionais competentes

Quem desejar uma blindagem precisa, obrigatoriamente, obter o Certificado de Registro no Exército e regularizar o veículo junto ao Departamento de Trânsito (Detran), informando que houve uma mudança na estrutura original no veículo. Além disso, o automóvel precisa ser submetido ao Inmetro, em Brasília, para receber um certificado específico. A Scuderia Blindagens oferece suporte para auxiliar o cliente com toda documentação e burocracia.

Scuderia Blindagens

Site: Scuderia Blindagens
Redes sociais: Facebook e Instagram
Endereços: Setor de Indústria e Abastecimento – SIA Trecho 2 , Lote 1250
Telefone: (61) 3968-4444
E-mail: contato@scuderiablindagens.com.br

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?