Conteúdo especial

Como escolher uma escola que forme pessoas para inovar e transformar

Como preparar crianças, adolescentes e jovens com capacidades técnicas e comportamentais para enfrentar o novo normal e os mercados futuros

atualizado 03/12/2021 15:26

Se as mudanças na educação e no trabalho já estavam aceleradas antes da Covid-19, agora tudo se mostra ainda mais transitório. Além de ser tecnicamente capaz, saber adaptar-se, com inovação e criatividade, sem deixar de lado a qualidade dos resultados, e ter coragem para enfrentar desafios gigantescos, como os de uma pandemia, são requisitos que lideram a lista das exigências pessoais e profissionais esperadas em todos os segmentos, do acadêmico ao profissional liberal, do pesquisador ao empreendedor. Portanto, é cada vez maior a responsabilidade da família ao escolher a melhor escola para seus filhos.

“Sabemos que o mercado procura pessoas com competências amplas, que vão da expertise técnica à capacidade de se reinventar constantemente, de se comunicar com clareza e gentileza, de compreender as pessoas e o mundo em suas tantas realidades. Para alcançar esse perfil, é importante experimentar, durante toda a vida escolar, o papel de protagonista do seu desenvolvimento, como acontece em nossa instituição”, diz Mark Mello, diretor do CIMAN Octogonal-Sudoeste.

0


Ele explica que o projeto pedagógico da escola contempla programas, vivências e experiências que ampliam o repertório informativo e propiciam aos estudantes fazer conexões rápidas, traçar paralelos, defender ideias, argumentar solidamente e ouvir o outro com atenção, empatia e criticidade, além de trabalhar a importância dos bons valores humanos. “Tudo isso é oferecido no CIMAN desde a educação infantil, quando as crianças aprendem a dividir o brinquedo para multiplicar a alegria da brincadeira. Aqui, educamos pessoas transformadoras, felizes e capazes de enfrentar o novo normal, os mercados futuros e as profissões que nele estão surgindo”, explica Mark Mello.

Outro foco importante do projeto pedagógico do CIMAN, uma escola construtivista sociointeracionista, diz respeito aos objetivos dos alunos em curto, médio e longo prazo. “Oportunizamos aos estudantes uma infância de ótimas lembranças, uma adolescência de grandes descobertas e criatividade, uma juventude de escolhas responsáveis para a vida adulta e um encerramento de ciclo básico com vistas à educação superior nas melhores instituições do país, para um futuro de grandes realizações individuais e de exercício pleno da cidadania”, completa Leonardo Eustáquio, diretor do CIMAN Cruzeiro.

Contribuem para isso as tantas situações de aprendizagem oferecidas ao longo das etapas de ensino, a forte parceria da escola com as famílias e até mesmo a realização de trabalhos comunitários e sociais de peso, com instituições como a Abrace, parceira do CIMAN há mais de uma década.

0

Nessa caminhada de sucesso, o Colégio CIMAN, que neste ano comemora 50 anos de história no DF, oferece educação infantil, ensinos fundamental e médio, e educação em período integral para crianças a partir de 2 anos. “Nossa maior alegria é encontrar os alunos adultos, realizados, felizes e com as melhores referências da nossa escola. Temos gerações de famílias que escolhem o CIMAN há décadas, por acreditarem, como nós, que só a educação transforma”, garante Atef Aissami, diretor-geral do Colégio CIMAN.

 

Dicas para escolher a melhor escola para seu filho:

– Tenha em mente que a formação ideal é aquela que mira a construção de conhecimentos que se acumulam continuamente; 

– Opte por uma escola que estimule a autonomia do seu filho, para que ele entenda o que é necessário saber hoje, e esteja preparado para buscar os conhecimentos necessários no futuro;

– Observe, dentro do projeto pedagógico, se há incentivo à pesquisa e à inovação;

– Verifique se a estrutura física da escola contempla espaços para a execução de projetos que vão além da sala de aula e se oferece segurança, conforto e tranquilidade; e

– Busque saber, especialmente, sobre as formas de promoção das competências comportamentais necessárias para adaptar-se rapidamente a novos cenários, exercer funções em grupo de forma harmoniosa e assumir o papel da boa liderança, a qualquer momento e em todas as circunstâncias.

0