Conteúdo especial

Canal Empreender: informação qualificada para pequenos negócios

Dados do Ministério da Economia apontam que, de quase 20 milhões de empresas existentes, cerca de 15 milhões são de MEIs

atualizado 30/11/2022 10:52

Sete em cada 10 empresas ativas no Brasil são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Balanço do Ministério da Economia de 2022 ainda aponta que, de quase 20 milhões de empresas existentes, aproximadamente 15 milhões são de microempreendedores.

Esses números representam um grande avanço, já que colocam a modalidade entre as maiores políticas públicas de inclusão produtiva do mundo – um motivo suficiente para justificar um canal voltado para disseminar informações sobre pequenos negócios.

O Canal Empreender, lançado este ano, com o apoio do Sebrae, tem o objetivo de divulgar a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios, indo da gestão a casos de sucesso.

O objetivo da iniciativa é estar presente em todos os momentos da vida do empreendedor. Por isso, proporciona informação qualificada, debates e notícias sobre o ambiente de negócios, além de aprendizados diários para o dia a dia do dono de um negócio ou daquele que deseja iniciar a jornada.

Ajuda aos empreendedores

A importância do canal é demonstrada por estudos como a Pesquisa de Sobrevivência de Empresas (Sebrae, 2021), que revela serem os principais fatores que contribuem para o fechamento dos empreendimentos:

  • Pouco preparo pessoal
  • Planejamento e gestão do negócio deficientes
  • Problemas no ambiente, com recessão ou acesso a crédito

Esses dados comprovam que a informação é essencial para o sucesso de um negócio.

Segundo o gerente de Comunicação do Sebrae Nacional, Luiz Aurélio Alzamora Gonçalves, o público-alvo vai além dos donos de pequenos negócios, abrange potenciais empresários, quem se identifica com a temática do empreendedorismo e pessoas que vêm o assunto como entretenimento. 

Quanto mais o Sebrae puder disseminar informações e conteúdos voltados para o aprimoramento da gestão dos pequenos negócios, melhor. Isso porque empresários preparados e informados terão maior probabilidade de manter abertas as empresas, garantindo assim, a sobrevivência dos empresários de pequenos negócios.”

Luiz Aurélio Alzamora Gonçalves, gerente de Comunicação do Sebrae Nacional

Programação

De segunda a sexta-feira, microempresários, empresários e até mesmo entusiastas do mercado podem assistir a conteúdos audiovisuais inéditos em canal fechado com disponibilidade de acesso via internet, mídias sociais, aplicativos e outros meios digitais.

A programação é dividida entre jornais, programas de TV, boletins, entrevistas, debates, matérias e reportagens.

O Canal Empreender está disponível 24h durante todos os dias da semana e oferece, também, programas educativos, incluindo cursos práticos com direito a diploma.

A programação conta com vários programas, entre eles Abrindo a Loja, Empreender no Campo e Vida Dupla. Ao total, são mais de 10 sobre o passo a passo de como empreender do jeito certo. Confira alguns:

Abrindo a Loja: o que acontece nos bastidores até a loja abrir as portas? Essa é a pergunta que o programa buscará responder por meio de entrevistas e externas. 

Vida de MEI: o programa busca auxiliar os microempreendedores individuais a fazer a gestão dos negócios, com aprendizados diários. São dicas de gestão e fluxo de caixa, por exemplo.

Jornal do Empreendedor: uma hora de telejornal – com entrevistas e matérias – sobre os assuntos do dia que mais interessam aos pequenos negócios, como as pautas em tramitação no Congresso, os julgamentos no Judiciário e as principais pautas econômicas.

Como eu faço?: o empresário traz a dúvida e cabe ao Sebrae, por meio da rede de atendimento, trazer a resposta e explicar como fazer. O programa traz imagens reais dos agentes de atendimento em ação.

Empreender no Campo: como o pequeno negócio se insere no campo e de que forma ele agrega o celeiro brasileiro? O programa percorrerá esse universo e mostrará a realidade que vem do campo.

Vida Dupla: histórias de empreendedores e as duplas jornadas. Gente que é político e empreendedor; que é dona de casa e empreendedora; que é estudante e empreendedor. Como fazem para conciliar?

Como assistir?

Para conhecer a programação, basta acessá-la:

Canal Empreender

Site | Instagram | Facebook