Conteúdo especial

Campanha da Shell Brasil inspira e valoriza gente que faz a companhia

Em seis episódios, a série “Energia que Vem da Gente” reconhece a trajetória e a força de pessoas que compartilham a mesma energia da marca

atualizado 03/05/2021 11:49

Ainda que muitas empresas estejam retomando de forma gradual suas atividades habituais, o país segue vivendo um momento delicado e cercado de incertezas. Com o intuito de destacar histórias reais que sirvam de inspiração para os brasileiros, a Shell Brasil lança a campanha “Energia que Vem da Gente”.

A série visa a enaltecer a trajetória e a força de pessoas simples, mas cheias de energia, que fazem da Shell a grande companhia que é. Considerada uma das maiores empresas de energia integrada do país, a Shell Brasil tem robusta participação no cenário nacional de exploração e produção de petróleo e gás, investe consistentemente em pesquisa e desenvolvimento e tem aumentado seu portfólio em novas fontes, com aportes em projetos de energia solar, biocombustíveis e soluções baseadas na natureza, além de negócios em energia elétrica.

“Destacamos seis histórias inspiradoras de gente que, com muita energia e dedicação, move os negócios da Shell Brasil e impulsiona a companhia e a sociedade para um futuro ainda melhor. Com trajetórias que marcam diferentes linhas de negócio, a série evidencia a genuína importância das pessoas no grupo e ressalta o papel transformador da diversidade”

conta a gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil, Alexandra Siqueira.

Lançada em março, a série está sendo veiculada em mídias de Brasília,  Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, principais áreas de influência para a Shell Brasil. Até o momento, a campanha já contou com a participação direta de mais de 200 pessoas, 40 fornecedores e mais de 25 veículos de comunicação, incentivando a economia criativa e os mercados audiovisual e publicitário.

A nova estratégia de comunicação foi desenvolvida pelo time de Relações Externas da Shell Brasil, em parceria com a agência Wunderman Thompson e a produtora Café Royal.

Energia que vem da gente

A personagem que abre a série é Bárbara Souza, gerente de Operações do Parque das Conchas, ativo de produção de petróleo e gás da Shell Brasil que fica a quase 2 mil metros de profundidade, na Bacia de Campos (RJ). Ela é a primeira mulher brasileira a conquistar essa posição na companhia e está à frente de uma equipe de cerca de 70 pessoas que atuam em um dos projetos de águas profundas mais desafiadores e bem-sucedidos da empresa no país.

Para a executiva, que encontra no surfe um momento de relaxamento, os maiores desafios do trabalho vêm do fundo do mar e é lá também onde ela alimenta sua alma. “Eu invisto muito da minha energia no trabalho e nas pessoas com as quais me relaciono na Shell. Acredito que esta troca de energia é essencial para fazer o negócio funcionar. Tem uma certa sinergia em gerenciar uma produção que vem de águas profundas e ao mesmo tempo ter esta ligação forte com o mar e o surfe, onde literalmente encontro comigo mesma”, conta Bárbara.

Ela destaca e reconhece que, antes dela, muitas outras mulheres lutaram para abrir caminhos e terem representatividade no mercado de trabalho. Hoje, Bárbara ocupa uma posição de liderança e entende o papel que possui de ser referência e inspiração para outras pessoas.

A segunda trajetória contada na série é a do gerente de Contratos de Pesquisa e Desenvolvimento da Shell Brasil, Leandro Pinheiro. Desde pequeno ele aprendeu com o esporte a ter disciplina, respeitar as pessoas e a trabalhar em equipe. No vídeo, Leandro lembra que foi criado dentro de um contexto de igualdade, algo que não encontrava no “mundo real”. Até entrar na Shell e começar a analisar sua história por outras perspectivas.

Hoje, por meio do trabalho que desempenha na companhia, possibilita a abertura de caminhos para que outras pessoas se desenvolvam e quebrem as barreiras impostas pelos preconceitos. Ele atua em uma área que, por meio da inovação e tecnologia, permite a construção de um futuro melhor para a indústria e a sociedade.

“Para mim é motivo de muito orgulho, muita satisfação, principalmente por eu ser um executivo negro no Brasil, algo raro, muito difícil de se ver. O papel da representatividade é muito importante e espero que seja motivo de inspiração para que outras pessoas possam chegar a esse patamar e buscar novos caminhos”, diz.

Campanhas que inspiram

Essa não é a primeira vez que a empresa busca engajar e trazer motivações para a sociedade. Em 2019, a marca lançou a campanha intitulada #oRioTemEssaEnergia, que visou a fortalecer a imagem e a autoestima da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. Agora, com a preocupação de se conectar com os consumidores e reforçar a diversidade nas relações, a nova comunicação tem a intenção de inspirar os brasileiros com relatos de vida de quem faz parte do time Shell Brasil.

“Por meio da campanha “Energia que Vem da Gente“, queremos humanizar a nossa marca, mostrar o quão genuíno é o nosso valor de diversidade e inclusão, além de impactar positivamente a vida de muita gente”

ressalta Alexandra.

Shell Brasil

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin