*
 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abrirá cursos gratuitos de qualificação a distância para pessoas de baixa renda nesta terça-feira (3/7). São ao todo 173 vagas, distribuídas em seis cursos.

As aulas começarão no fim de julho ou na primeira quinzena de agosto, dependendo da matéria. A maior parte dos estudos e atividades é on-line, mas os alunos devem cursar 20% da carga horária de maneira presencial, na unidade indicada – Gama, Sobradinho ou Taguatinga. 

Matrículas e requisitos
As inscrições devem ser feitas na secretaria da unidade que oferece o curso, até a data de início das aulas, exceto se as vagas se esgotarem antes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Entre os requisitos, é essencial: ter acesso a computador com internet, disponibilidade para participar de encontros presenciais e ser maior de 18 anos, com exceção do curso Desenhista de Produtos Gráficos para Web, cuja idade mínima dos alunos é 16.

Para fazer os cursos Instalador Hidráulico e Eletricista Instalador Residencial, basta o estudante ter concluído o 5° ano do ensino fundamental. Nos outros casos, é exigido o ensino fundamental completo.

É necessário levar cópias e originais do RG, do CPF, do comprovante de residência atual e da declaração de escolaridade, além de uma foto 3×4. Caso o interessado seja menor de 18 anos, precisa estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF.

Curso Início Término Polo
Vagas  
Assistente Administrativo – 160 horas 30 de julho 4 de outubro Senai Sobradinho 30
Assistente de Recursos Humanos – 160 horas 30 de julho 18 de agosto Senai Gama 30
Eletricista Industrial – 380 horas 28 de julho 15 de dezembro Senai Taguatinga 30
Desenhista de Produtos Gráficos para Web – 200 horas 11 de agosto 10 de novembro Senai Taguatinga 30
Eletricista Instalador Residencial – 200 horas 11 de agosto 20 de outubro Senai Taguatinga 28
Instalador Hidráulico – 200 horas 11 de agosto 20 de outubro Senai Taguatinga 25

Os cursos a distância do Senai-DF têm a mesma qualidade dos presenciais. São voltados para quem não tem condições de frequentar as aulas durante a semana, por isso os encontros no respectivo polo são aos sábados.

A exigência atende à Resolução do Ministério da Educação nº 6, de 20 de setembro de 2012, a qual estabelece que cursos de educação profissional a distância tenham 20% das aulas presenciais.

A carga horária dos cursos de qualificação do Senai-DF varia de 160 a 380 horas-aulas. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou lhe permitir uma recolocação profissional. Para mais informações, entre em contato com o SAC/Ouvidoria do Senai: (61) 4042-6565.