metropoles.com

Senai-DF abre 1.419 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os interessados podem estudar nas escolas do Senai em Brazlândia, Itapoã, Gama, Sobradinho e Taguatinga

atualizado

Compartilhar notícia

Helio Montferre/Sistema Fibra
Avaliações práticas ADE SAEP 2018-2_MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA_Senai Taguatinga
1 de 1 Avaliações práticas ADE SAEP 2018-2_MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA_Senai Taguatinga - Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) lançou edital de aulas gratuitas para o primeiro trimestre de 2019. São 1.419 vagas para cursos de qualificação e técnicos, com opções presencial e na modalidade a distância (EaD). As matrículas para alguns deles se iniciaram nessa quinta-feira (13/12). Para cada curso, há datas específicas de inscrição (veja tabela abaixo).

Os interessados podem estudar nas escolas do Senai em Brazlândia, Itapoã, Gama, Sobradinho e Taguatinga. As matrículas devem ser feitas na Central de Atendimento da própria unidade onde o aluno vai realizar o curso, de acordo com período indicado para cada um. Devido ao recesso de final de ano, não haverá atendimento nas escolas do Senai-DF entre 22 de dezembro e 2 de janeiro.

São 59 turmas de 26 cursos técnicos e de qualificação nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, metalmecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações e vestuário.

Os cursos de qualificação têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir uma recolocação profissional. De curta duração, têm carga horária de 160 a 200 horas-aulas e são ministrados, em média, em dois meses de aulas. Passam conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais. Na conclusão, é conferido ao aluno certificado de qualificação profissional.

Nos cursos técnicos, o Senai forma profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais nas diversas atividades da indústria. As formações duram em média um ano e meio e são destinadas a pessoas que estão fazendo ou já concluíram o ensino médio. O estágio para obter o diploma de técnico é opcional.

Na educação a distância, os alunos participam de encontros presenciais ministrados quinzenalmente, aos sábados, na unidade onde se matricularam. Esses encontros representam 20% da carga horária total do curso, e a presença do aluno é obrigatória.

Requisitos e documentos
Para os cursos de qualificação, é preciso estar matriculado ou ter concluído a educação básica. No caso dos cursos técnicos, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando ou ter finalizado a 2ª série do ensino médio ou a educação de jovens e adultos (EJA).

Para se matricular, é necessário levar cópias e originais de um documento oficial com foto, do CPF, do comprovante de residência e do comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar).

No momento da matrícula, o interessado deverá redigir uma autodeclaração de situação de baixa renda. Caso seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF. A tabela com as datas de abertura das matrículas pode ser consultada aqui.

Compartilhar notícia