metropoles.com

Concursos: Ibaneis promete chamar 355 bombeiros e 16 delegados da PCDF

Além disso, governador se comprometeu a reforçar o quadro da Polícia Militar do DF, mas não especificou a quantidade de vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Corpo de bombeiros
1 de 1 Corpo de bombeiros - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal pretende convocar 355 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros. O GDF ainda promete nomear 16 delegados da Polícia Civil. Sem estabelecer um número, planeja também ampliar o quadro da Polícia Militar.

O futuro reforço na segurança pública foi antecipado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e pelo chefe da pasta, Anderson Torres, durante a cerimônia de entrega de novas viaturas do CBMDF. O evento ocorreu na Praça do Buriti, na manhã desta quinta-feira (13/06/2019).

“Nós devemos estar contratando mais bombeiros militares para que eles possam se incorporar. E que a gente possa fazer um trabalho não só nas ruas do DF com o atendimento à comunidade mas também nos combates a incêndios e no atendimento das comunidades mais carentes”, afirmou Ibaneis.

Além dos 355 novos bombeiros, o governo local estuda uma segunda leva menor de oficiais militares, com 23 convocados. “No caso dos excedentes da Polícia Militar, é o nosso desejo contratar todos. Estamos aguardando a finalização do processo no Tribunal de Contas da União (TCU), para que a gente possa fazer com segurança essas contratações, sem o empecilho do Poder Judiciário”, explicou.

“Colapsar”

De acordo com Anderson Torres, se o GDF deixar de fazer nomeações para reforçar o efeito das tropas, a segurança pública do Distrito Federal vai “colapsar”. “Eu sempre falo para o governador: ‘Temos que nomear sempre’, mesmo estando no limite do orçamento. Se tiver R$ 1, é com ele que nós devemos nomear”, enfatizou.

Pelas estimativas do comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, a corporação deveria trabalhar com 9 mil homens e mulheres. Mas, atualmente, tem apenas 5,5 mil profissionais. Conforme o desfecho da reforma da Previdência, esse déficit pode aumentar radicalmente. Dependendo do texto final, 600 podem deixar as tropas de imediato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?