metropoles.com

UnB: professora aprovada em concurso vai à Justiça para assumir cargo

Por já ser servidora do Governo Federal, ela teve de apresentar provas de que estava licenciada para acumular as duas funções

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
ICC
1 de 1 ICC - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Aprovada em um concurso da Universidade de Brasília (UnB), uma servidora precisou recorrer à Justiça para assumir o cargo de professora visitante da instituição. Isso porque ela já era analista no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Após entrar com mandado de segurança na 3ª Vara Cível do Distrito Federal, a postulante conseguiu dar prosseguimento ao seu processo de convocação.

A decisão da juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira é liminar e por isso ainda cabe recurso da UnB. A magistrada considerou o fato de a candidata estar de licença do outro cargo que exerce na Administração Pública para dar o veredito.

“Reputo que a licença para tratar de assuntos particulares concedida à impetrante é plenamente capaz de produzir os efeitos pretendidos, notadamente quanto à suspensão da percepção de remuneração do cargo de Analista de Ciência e Tecnologia”, afirmou.

O outro lado
Já para o Decanato de Gestão de Pessoas da UnB, a aprovada não poderia exercer o cargo por conta da vedação do acúmulo de cargos públicos quando ambos são remunerados e quando há a existência de conflito de horários.

Entretanto, a professora aprovada informou que está afastada atualmente do cargo e apresentou um boletim interno do ministério como prova material da licença. A candidata já havia recorrido administrativamente para assumir o cargo, mas a UnB negou seu pedido.

O advogado responsável pela causa, Rodrigo Castro, comemorou a decisão: “O entendimento do tribunal foi acertado ao suspender a restrição de um direito por parte da universidade e ao caracterizar que a informação do afastamento do cargo no boletim interno do ministério é suficiente para comprovar o afastamento, ao contrário do que a UnB buscou argumentar”.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?