metropoles.com

Sem vontade de transar no feriado? Expert lista 4 motivos – e como resolver

Confira dicas para não deixar este 7 de Setembro passar em branco

atualizado

Compartilhar notícia

Freepik
Pernas entrelaçadas em cima da cama
1 de 1 Pernas entrelaçadas em cima da cama - Foto: Freepik

Feriadão chegou e você aí, sem a mínima vontade de transar? Aparentemente, manter a alegria entre quatro paredes já não está mais tão fácil quanto parece, mesmo com um tempinho livre. Afinal, a correria do cotidiano e os estresses do dia a dia podem atrapalhar (e muito!) a libido. Estudos mostraram que a pandemia tem causado um grande impacto na saúde sexual, com um número cada vez maior de pessoas sem vontade de brincar entre os lençóis.

Para entender onde foi parar o desejo (e se é possível achá-lo novamente), a especialista em relacionamentos e sexóloga Nikki Goldstein contou, no podcast Body + Soul Healthy-ish, alguns motivos que podem estar minando o ímpeto sexual.

“É importante analisar como está sua vida sexual hoje e qual a meta que você quer atingir. Uma vez por semana? Duas? Três? É bom ter um foco e lutar para cumpri-lo”, comentou a expert no programa. “Existem alguns motivos que são muito decisivos para a baixa da libido e eles podem ser driblados com força de vontade”, afirma.

Estresse

Segundo ela, o estresse pode ser um grande inibidor, principalmente para as mulheres. “Vamos pensar sobre o que acontece em um dia em que você está realmente estressado. Talvez tenham compromissos do trabalho, familiares, afazeres domésticos… Quando você se deita e não deixa esses pensamentos saírem da sua cabeça, fica estressado pensando no que tem para fazer e a libido vai embora”, comenta.

Ressentimento

“Em um relacionamento, ao longo dos anos, podemos nos machucar continuamente, e tendemos a empurrar muito disso para debaixo do tapete. O ressentimento é um dos maiores assassinos [do prazer]”, explica a sexóloga. Ela conta que esse sentimento é comum em casais que não têm uma boa relação de diálogo. O segredo, para ela, é fazer terapia em conjunto, a fim de que todo esse rancor vá embora, e dê espaço à vontade de transar.

Cronometragem

Segundo alguns estudos feitos por especialistas, o sexo nos relacionamentos tende a ocorrer quando o casal acorda, pela manhã, ou antes de dormir, já na parte da noite. Isso pode ser um dos motivos de você não querer fazê-lo, de acordo com Nikki. “É como essa pressa louca de ir rápido que estragamos os relacionamentos. É preciso separar um tempo especial para este momento e se dedicar totalmente a ele”, indica.

0
Confiança corporal

Ela diz que a confiança corporal pode ser um agente importante para a libido. “Não se sentir 100% confiante em sua pele pode ser um inibidor sexual. O constrangimento causa um afastamento do parceiro e pode ser um fator decisivo na hora de fazer sexo ou não”, comenta.

Goldstein explica que o ideal é trabalhar isso em si e não derramar as frustrações sobre o par. “O que enxergamos pode ser diferente daquilo que somos. É ideal ter segurança em si e também no parceiro, saber que ele te deseja sexualmente, independente dos defeitos. Isso te trará confiança e pode até deixar mais sexy”, finaliza.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia