Férias e libido: entenda a relação do aumento das transas e as pausas

Pesquisa inglesa aponta que feriados e viagens surtem efeito "afrodisíaco" nas pessoas

Luiza Barufi
Compartilhar notícia

Está pensando em sair de férias? Saiba que uma pausa, um feriado prolongado e até uma escapadinha de final de semana pode melhorar sua vida sexual. É o que diz uma pesquisa realizada por um site inglês, que mostrou que 82% dos homens e 78% das mulheres consideram as férias um afrodisíaco e desejam sexo com mais frequência quando estão fazendo uma pausa na vida normal. A pesquisa ouviu mais de duas mil pessoas.

Para a terapeuta sexual Luisa Miranda, o fenômeno pode ser explicado porque o período caracterizado como férias é quando podemos curtir e relaxar sem algumas responsabilidades que tiram nossa energia: “Essas obrigações não combinam muito com tesão. Sexo é consequência de como nos sentimos, e normalmente nas férias nos permitimos ser mais flexíveis, divertidos, bem humorados… e isso sim dá tesão. Infelizmente aprendemos desde cedo a  fazer as obrigações primeiro e se divertir apenas depois”, explica a especialista.

Aventureiros longe de casa

A pesquisa mostrou ainda que o clima também interfere na libido: conforme as temperaturas sobem, as pessoas ficam mais excitadas.  Além disso,  as pessoas tendem a ter um sexo mais “aventureiro” quando estão em viagem. Sexo na areia, no mar e no campo são os favoritos dos viajantes. 

Na visão da especialista, lugares desconhecidos proporcionam estímulos novos e isso gera sensações: “E ajuda muito no aumento do tesão. Nas férias, pareamos estímulos que normalmente nos fazem sentir muito bem”, explica.

Saindo da rotina em casa

Mas para quem não está com planos de viajar pelo menos por agora, existem soluções. Luisa Miranda lembra que não é preciso sair da cidade para ter um bom sexo, e faz o questionamento: “O sexo deve ser obrigação ou diversão? Deixar para o final do dia pode significar que o sexo era a última coisa pensada para ser feita depois de um dia cheio de problemas e preocupações e quando o relaxamento vem, o sono vem junto, e já era”, afirma a terapeuta sexual.

A dica para aproveitar mesmo sem sair de casa é: “Que tal fantasiar que está em uma outra cultura? Criar pratos daquela cidade ou país, ouvir músicas ou cantores do local. Queremos ser adultos o tempo todo, e às vezes, esquecemos do quanto a criatividade aliada à diversão e bom humor são poderosos”, finaliza.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile