metropoles.com

Lula analisa nomear ex-governador do PT que já foi alvo da PF

Casa Civil de Lula analisa a possível nomeação de ex-governador petista que já foi alvo de investigações do Ministério Público e da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Casa Civil de Lula analisa a nomeação de Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais filiado ao PT. A possibilidade é que Pimentel ocupe cargo no terceiro escalão e comande alguma estatal.

Assim como o próprio presidente Lula, Pimentel já foi alvo do Ministério Público e da Polícia Federal. O ex-governador foi investigado no âmbito das operações Lava Jato e Acrônimo. As denúncias contra Pimentel, nesses dois casos, foram arquivadas.

Em 2019, Pimentel chegou a ser condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro, pelo período como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no governo de Dilma Rousseff. Em 2022, contudo, a sentença foi revista, e Pimentel foi absolvido. É padrão que a Casa Civil, atualmente comandada por Rui Costa, faça uma varredura antes de nomeações para cargos importantes no governo.

Eleito governador de Minas Gerais em 2014, Pimentel amargou a terceira posição ao tentar se reeleger. Terminou atrás de Antônio Anastasia, que ficou em segundo lugar, e do atual governador, Romeu Zema.

Lula-Fernando-Pimentel
Fernando Pimentel: petista perto de ganhar cargo no governo Lula

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?