Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (61) 99923-7789

Lula analisa nomear ex-governador do PT que já foi alvo da PF

Casa Civil de Lula analisa a possível nomeação de ex-governador petista que já foi alvo de investigações do Ministério Público e da PF

atualizado 17/03/2023 1:10

Lula Valter Campanato/Agência Brasil

A Casa Civil de Lula analisa a nomeação de Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais filiado ao PT. A possibilidade é que Pimentel ocupe cargo no terceiro escalão e comande alguma estatal.

Assim como o próprio presidente Lula, Pimentel já foi alvo do Ministério Público e da Polícia Federal. O ex-governador foi investigado no âmbito das operações Lava Jato e Acrônimo. As denúncias contra Pimentel, nesses dois casos, foram arquivadas.

Em 2019, Pimentel chegou a ser condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro, pelo período como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no governo de Dilma Rousseff. Em 2022, contudo, a sentença foi revista, e Pimentel foi absolvido. É padrão que a Casa Civil, atualmente comandada por Rui Costa, faça uma varredura antes de nomeações para cargos importantes no governo.

Eleito governador de Minas Gerais em 2014, Pimentel amargou a terceira posição ao tentar se reeleger. Terminou atrás de Antônio Anastasia, que ficou em segundo lugar, e do atual governador, Romeu Zema.

Lula-Fernando-Pimentel
Fernando Pimentel: petista perto de ganhar cargo no governo Lula

Mais lidas
Últimas notícias