Lula analisa nomear ex-governador do PT que já foi alvo da PF
Casa Civil de Lula analisa a possível nomeação de ex-governador petista que já foi alvo de investigações do Ministério Público e da PF
atualizado
Compartilhar notícia
A Casa Civil de Lula analisa a nomeação de Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais filiado ao PT. A possibilidade é que Pimentel ocupe cargo no terceiro escalão e comande alguma estatal.
Assim como o próprio presidente Lula, Pimentel já foi alvo do Ministério Público e da Polícia Federal. O ex-governador foi investigado no âmbito das operações Lava Jato e Acrônimo. As denúncias contra Pimentel, nesses dois casos, foram arquivadas.
Em 2019, Pimentel chegou a ser condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro, pelo período como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no governo de Dilma Rousseff. Em 2022, contudo, a sentença foi revista, e Pimentel foi absolvido. É padrão que a Casa Civil, atualmente comandada por Rui Costa, faça uma varredura antes de nomeações para cargos importantes no governo.
Eleito governador de Minas Gerais em 2014, Pimentel amargou a terceira posição ao tentar se reeleger. Terminou atrás de Antônio Anastasia, que ficou em segundo lugar, e do atual governador, Romeu Zema.