metropoles.com

Deputado cobra explicações do governo Lula sobre Nicarágua

Deputado Rodrigo Valadares cobrou explicações do governo Lula por não ter assinado documento que aponta violações de direitos na Nicarágua

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / ALSE
Rodrigo Valadares
1 de 1 Rodrigo Valadares - Foto: Divulgação / ALSE

O deputado Rodrigo Valadares (União Brasil) enviou requerimento à presidência da Câmara para que sejam solicitadas informações ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O parlamentar cobra explicações sobre as razões que levaram o Brasil a não assinar documento, apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU), expondo violações de direitos humanos na Nicarágua.

O documento elaborado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU foi assinado por 55 países e diz que “violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas”.

Para o deputado Rodrigo Valadares, o fato do governo brasileiro e sua representação no Conselho de Direitos Humanos da ONU não terem assinado o documento “demonstra que o Governo do Brasil está favorável a catástrofe humanitária que vem acontecendo na Nicarágua”.

Partidos da própria base aliada de Lula e até alguns setores do PT já criticaram a postura do governo com relação à Nicarágua.

Na terça-feira (7/3), o embaixador Tovar da Silva Nunes, chefe da delegação permanente do Brasil em Genebra, chegou a afirmar que o Brasil está preocupado com “sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático, em especial execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos” na Nicarágua.

O ditador Daniel Ortega e Lula

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?