Fazer exercícios 3 vezes por semana é o suficiente para emagrecer?

Dá para malhar três vezes por semana e, mesmo assim, alcançar um shape bacana e emagrecer; veja como

Por conta da rotina pesada, para muitas pessoas, não é fácil encontrar tempo e fazer exercícios físicos todos os dias. Porém, nem sempre a quantidade de treinos define a qualidade do resultado. Dá, por exemplo, para malhar três vezes por semana e, mesmo assim, alcançar um shape bacana.

Para comprovar, cito como exemplo um estudo realizado em 2019. À época, pesquisadores da área dividiram 47 mulheres em dois grupos. O intuito era avaliar os efeitos do emagrecimento com mulheres que fizeram musculação duas ou três vezes na semana.

  • Grupo 1: treinava 2x na semana e fazia 3 séries por exercício;
  • Grupo 2: treinava 3x na semana e fazia 2 séries por exercício.

A intenção era tentar simular o mesmo volume semanal para todas, independentemente do grupo.

Resultado

Não houve diferença nos quesitos força e hipertrofia. A redução no % de gordura, por sua vez, foi maior entre as mulheres que treinaram mais vezes. Quem treinou 3x na semana emagreceu mais, mesmo que o volume semanal do treino fosse semelhante.

Ou seja, se o seu objetivo é emagrecer, treinar três vezes ou mais na semana é muito eficiente. Se aliar o exercício à restrição calórica, irá gerar mais gasto calórico semanal, o que vai contribuir significativamente para a perda de peso.

Por isso, os treinos intensos e individualizados de 30 minutos geram tanto resultado. Sabendo que em meia hora é possível fazer uma excelente sessão de exercícios, é mais fácil encaixar na agenda.  Mais sessões de treino significam maior gasto calórico semanal, metabolismo condicionado e, obviamente, mais emagrecimento.