Escolha o tênis ideal para corrida, academia, CrossFit ou trekking

O uso de um modelo inadequado durante a atividade física pode causar vários problemas de saúde

Na hora de comprar um par de tênis você escolhe o que está na moda ou aquele que achou mais bonito? Se você respondeu que beleza é o fator determinante, está na hora de rever os seus conceitos.

O uso de um modelo inadequado durante a atividade física pode causar vários problemas. Para esclarecer o assunto, eu convidei o fisioterapeuta Jader Mendonça para nos ajudar a não errar na hora da escolha.

“Para cada atividade é recomendado um tipo de tênis”, explica o profissional. Ao mesmo tempo que a escolha do modelo certo pode melhorar a performance e levar os atletas ao rendimento máximo, uma escolha errada também pode trazer muitas consequências.

As principais dela são dores de cabeça, desconforto ao caminhar ou correr, bolhas, calosidades, dores nos pés, nos joelhos, estresse muscular e até lesões mais graves na coluna (da cervical até a lombar). O modelo inadequado pode ainda causar desequilíbrios musculares e lesões articulares — como desvios no quadril.

Para evitar esses problemas e ajudar na escolha correta do tênis segue algumas dicas:

1. Corrida

Conhecer seu tipo de pisada é o primeiro passo para acertar no modelo do tênis. Seu tipo de pisada pode ser identificado através de um equipamento especializado chamado baropodometria.

PRONADA –  Quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo ou seja “se você força o pé para dentro”. Desta forma, mais tensão é colocada na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e quadris. Ocasionando dores nas canelas e articulações.

NEUTRA – É o tipo ideal de pisada, por possuir um nível equilibrado de pronação e supinação. Uma pessoa com essa pisada geralmente é mais biomecanicamente eficiente, tornando o risco de lesão bem menor.

SUPINADA – É o oposto da pronação, ou seja, o pé tende para o lado de fora. Neste caso, as forças durante a pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, fazendo com que o peso do corpo fique nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés e nas costas.

Lembrando que podemos ter um pé com uma pisada pronada e outro supinada. Neste caso em especial é melhor consultar um fisioterapeuta para uma avaliação mais especifica, onde será indicado um tênis neutro e a confecção de uma palmilha corretiva respeitando a individualidade.

Sem o modelo certo, o corpo acaba forçando os músculos e a coluna em busca de equilíbrio. E como a corrida exige também amortecimento reforçado, o solado não deve ser alto demais para não desestabilizar o corpo, nem ter molas muito largas e separadas, que deixam os pés instáveis, podendo gerar lesões nos pés, joelhos e tendões.

2. Academia (Musculação, ginástica, dança)

Os tênis para os frequentadores de academia foram desenvolvidos pensando no conforto. Deixe para provar o modelo a ser comprado apenas no fim do dia, quando o corpo está mais inchado, o que também acontece durante a atividade física. Modelos que combinam couro e nylon são os ideais – enquanto o primeiro material dá sustentação ao pé, o segundo permite uma melhor ventilação e, por consequência, controle da umidade.

3. CrossFit

Como é uma modalidade que tem entre suas principais características a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito, envolvendo técnicas variadas, o CrossFit exige um tênis que dê firmeza e, ao mesmo tempo, garanta mobilidade do calcanhar e a flexibilidade dos pés. Os modelos chamados de minimalistas – que deixam o pé protegido sem limitá-lo – são os ideais para a atividade.

4. Trekking ou corridas de aventura

O tênis ideal para caminhadas na natureza deve ser leve, respirável e impermeável. O solado é mais grosso e deve garantir a aderência necessária para os diversos tipos de solo, seja de pedras, lama, cascalho, areia, raízes, entre outros. Alguns modelos possuem ainda proteções para os dedos, que evitam danos causados por possíveis tropeços.

Agora, é só escolher o tênis adequado para a sua modalidade e começar.