Afinal, consumir colágeno ajuda a amenizar a flacidez?

Pesquisa revelou que a vitamina C tem papel importante no processo de estimular a produção do colágeno, por isso é um substituto melhor

O colágeno, por ser a proteína mais abundante do nosso organismo, desempenha diversas funções, inclusive manter a pele jovem. Mas com o tempo o corpo perde gradualmente a capacidade de sintetizar essa proteína. Entre as consequências dessa diminuição está o envelhecimento da pele. Para amenizar esse fato, muitas pessoas recorrem à ingestão de colágeno hidrolisado ou parcialmente hidrolisado (gelatina).

Mas será que funciona? O colágeno é produzido pelos fibroblastos que, com o tempo, vão perdendo sua capacidade de síntese. Então, para um resultado mais eficaz, não basta apenas ingerir colágeno. É necessário estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos.

Uma pesquisa revelou que a vitamina C desempenha um papel importantíssimo nesse processo, por isso fazer uso desse suplemento específico é mais interessante para estimular a produção do colágeno do que o ingerir.

Veja quais celebridades consomem vitamina C para combater envelhecimento:

1/6
Fátima Bernardes
Ela é mãe de Raddix Madden, de 7 meses
A loira tem sentido muita falta da mãe
Alberto E. Rodriguez/Getty Images
A apresentadora explicou o porquê da ausência de Louro José
Ellen DeGeneres

Além disso, com o passar dos anos o metabolismo torna-se mais lento e a síntese de aminoácidos não essenciais também já não acontece com a mesma rapidez ou na concentração necessária para manter o vigor do corpo.

Sem aminoácidos suficientes, o organismo “prioriza” onde eles são mais necessários e algumas regiões como a pele passam a ter importância secundária. Ou seja, os tecidos passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas.

Resumindo:

  • Você não precisa tomar colágeno para combater a flacidez. É muito mais eficiente adotar uma alimentação com quantidades adequadas de proteína e gordura, associada ao exercício físico resistido com pesos
  • O envelhecimento é um processo natural e inevitável para todos os órgãos do corpo. Porém, hábitos saudáveis retardam o aparecimento desses sinais