Com mais de 1.700 clientes atendidos em 48 segmentos e mais de 350 eventos assessorados, a Proativa Comunicação completa 20 anos este mês. Para comemorar, a marca lança novo site antenado com todas as mudanças digitais e ferramentas para redes sociais desenvolvidas nos últimos anos.
Uma das agências mais conhecidas quando o assunto é trabalho voltado para impacto social, a Proativa presta serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa, Publicidade e Propaganda, Revisão de Texto, Media Training, entre outros.
Para contar o que significam essas duas décadas de existência, o CEO da empresa, o jornalista Flávio Resende, concedeu uma entrevista exclusiva para o Metrópoles.
O que representam para Proativa Comunicação essas duas décadas de existência?
Chegar ao vigésimo aniversário é motivo de celebração, sobretudo considerando todas as transformações pelas quais o mundo passou, ao longo de todos esses anos. Em especial, nos últimos cinco. Fico feliz ao ver os profissionais que ajudei a formar; os projetos que vi nascer e desabrochar; as causas que me comprometi a defender; e, principalmente, os amigos formidáveis que construí nessa jornada. Vejo a Proativa, nesta fase mais madura, respeitada e conhecida pelo mercado, fruto da seriedade e comprometimento com que conduzimos nossa atuação até aqui.
Como começou a história da Proativa?
A empresa nasceu quando eu ainda era quase um menino, de 23 anos, que sonhava em empreender na área da Comunicação. Compartilhei desta ideia com a minha ex-sogra, na época. Ela era uma mulher mais madura e experiente, que acabou embarcando comigo neste mundo dos negócios. Deixando emprego estável para arriscar no que era apenas um projeto ambicioso de um jovem jornalista recém-formado, que descobriu que viveria da escrita aos 11 anos de idade, quando teve sua redação eleita na escola como uma das melhores de sua turma. Silvia Joi, minha ex-sócia, que cuidava da área administrativa da empresa, batalhou junto a mim até 2008, quando ela se casou e precisou se mudar de Brasília. Comprei, então, a sua parte na sociedade e decidi tocar, a partir daí, sozinho. Dois anos depois, com a ajuda da minha equipe, tripliquei meu faturamento e posicionei a Proativa como uma das agências de comunicação corporativa mais respeitadas da região Centro-Oeste.
Qual o diferencial do novo site lançado pela Proativa?
Como trabalhamos com isso, temos obrigação de ter um site moderno e conectado com as ferramentas mais atuais disponíveis no mercado. A proposta do site é que as pessoas interessadas no nosso trabalho compreendam a nossa proposta de atuação, bem como os nossos diferenciais competitivos. Ao meu ver, a capacidade de propor soluções inovadoras e customizadas e a disponibilidade de atender o cliente de maneira próxima e proativa. Junto ao site, lançamos nossa campanha de 20 anos, que reforça o lema da empresa, que é oferecer comunicação com propósito, num momento do mundo em que o olhar para o outro e para o que acontece ao nosso redor nunca foi tão necessário.
Como o senhor ressaltou, o “olhar para o outro” nunca foi tão necessário. A comunicação pode influenciar nessa transformação da sociedade?
Ela é uma ferramenta poderosa que pode, sim, transformar a sociedade. Usá-la de forma correta pode potencializar os objetivos de desenvolvimento social das organizações e de pessoas, que é um de seus papéis. Nós entendemos que a nossa missão, enquanto agência, é usar a experiência que adquirimos ao longo destes 20 anos para abrir possibilidades que, de uma maneira direta ou indireta, ajude na transformação que queremos ver no mundo para as próximas gerações.
Como a Proativa tem atuado nesses anos para transformar o mundo?
Há quase dez anos, a Proativa mantém um braço social da empresa intitulado “Proativos do Bem”. Por meio deste projeto, já atendemos dezenas de iniciativas, oferecendo soluções de comunicação gratuitamente para potencializar o impacto social gerado por elas. Além disso, temos no nosso DNA a prática de estimular nossos clientes a pensarem além de suas necessidades e objetivos mercadológicos. Inspiramos nossos clientes a atuarem com iniciativas que impactem positivamente a sociedade, construindo um ecossistema mais sustentável e colaborativo.