metropoles.com

Franquias de tecnologia permanecem sendo oportunidade de investimento 

No segmento de franchising desde 1994, Antonio Brizoti Junior explica como o modelo de negócios pode gerar bastante lucro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Assessoria
Antonio Brizoti Junior
1 de 1 Antonio Brizoti Junior - Foto: Divulgação/Assessoria

Para quem está pensando em investir em franquias, o primeiro grande passo é encontrar um segmento que não sofra tanto impacto com momentos de crise, como o que vivemos nestes dois últimos anos. Este é o caso das soluções que se enquadram como empresas de Serviços e Outros Negócios, que mantiveram o crescimento durante os meses mais cruciais. No segundo trimestre deste ano, o aumento do faturamento da categoria foi de 28,8% comparado com 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O segundo passo é entender qual o nicho de atuação mais promissor no segmento. Nesse sentido, precisamos considerar que caminhamos para uma realidade cada vez mais tecnológica. As máquinas tomam o espaço para oferecerem soluções e serviços no lugar das pessoas. Então, no mínimo, é escolher algo que provavelmente não ficará obsoleto.

Segundo o levantamento da Technavio, companhia internacional líder em pesquisas, a expectativa é de que o mercado global de estações de autoatendimento movimente U$ 20 bilhões até o ano que vem. Esse tipo de tecnologia inclui sistemas em que as próprias pessoas escolhem opções, geralmente por meio de uma tela, e têm suas necessidades atendidas. Algumas áreas que recentemente recebem a implementação dessas inovações foram as estações de trens e metrôs do estado de São Paulo, que decidiram por desativar as bilheterias.

Atualmente, sofremos uma tendência de fechamento massivo de agências bancárias, sobretudo em regiões denominadas periféricas. Até o fim de setembro, já são quase mil endereços a menos em todo o país, conforme levantamento do Banco Central. Mesmo existindo há anos, os caixas eletrônicos ainda não oferecem todos os serviços bancários procurados. É aí que se abre um leque de oportunidades para soluções igualmente tecnológicas, mas acessíveis, que descentralizem dos bancos e lotéricas a competência de receber pagamentos de contas.

Já existe no mercado de franquias a possibilidade de investir em totens de autoatendimento, que oferecem serviços para parcelamentos ou pagamentos de boletos usando cartão de crédito ou débito e até mesmo recarga de celulares. A oportunidade nesse sentido é disponibilizar essas soluções em locais estratégicos, com grande circulação de pessoas, e onde há escassez das agências bancárias. É onde estará a demanda por serviços financeiros.

Outro motivo para investir em totens de autoatendimento é que muitas pessoas se sentem constrangidas, como se estivessem sendo julgadas, ao pedir empréstimo pessoal com o atendente na agência bancária. Por ser mais intuitivo e não precisar de atuação direta de terceiros, o totem permite que a ação seja feita com mais liberdade e sem constrangimento.

O grande diferencial em investir-se em franquias é ter um modelo de negócio estruturado e com exemplos de sucesso reais. Além disso, com a possibilidade de trabalho remoto e atuações cada vez mais digitais, as chamadas microfranquias custam até R$ 105 mil.

Antonio Brizoti Junior atua no segmento de franchising desde 1994 como sócio-diretor da Microlins Franchising, diretor nacional de expansão da SMS Digital Franchising e diretor de operações da Acqio, primeira rede de franquias de maquininhas de cartão de crédito e débito do mundo. Ele é formado em Direito pela Unitoledo de Araçatuba e pós-graduado em Gestão Estratégica com Balanced Scorecard pelo IBMEC-SP.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?