Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Buscas por SMS e Telegram aumentaram em mais de 1.000%

Análise foi feita pelo time de Insights & Innovation da global FleishmanHillard após o apagão no WhatsApp, Instagram e Facebook

atualizado 06/10/2021 8:13

telegramDivulgação/Telegram

O apagão no WhatsApp, Instagram e Facebook no início desta semana reacendeu a busca no Google por plataformas de comunicação alternativas. O SMS – tradicional serviço de mensagens analógicas, curtas e diretas – teve um crescimento nas pesquisas de cerca de 355% das 13h às 16h15 do dia 4/10. Já a procura pelo termo Telegram – app de mensagens instantâneas concorrente direto do WhatsApp – registrou, no mesmo dia, um aumento de 900% de 13h até 15h.

Os dados são de análise feita pelo time de Insights & Innovation da global FleishmanHillard. Conforme noticiado pelo Metrópoles, a área da agência entrou em operação em maio deste ano com foco no estudo de dados estratégicos, conteúdo, inovação e um hub de inteligência.

“A queda no sistema do Facebook traz alguns aprendizados. O primeiro deles é diversificar os canais. Não dá para contar com a estratégia de comunicação com clientes ou consumidores utilizando apenas um canal on-line. A diversificação é importante, do contrário sua empresa ou marca tem prejuízos e acaba ficando refém de apenas uma plataforma e isto nunca é o cenário ideal. O outro aprendizado é: invista num time qualificado e constantemente treinado de tecnologia para agir de forma rápida. E o terceiro é ter a consciência de que as redes sociais são a melhor ferramenta de comunicação, sem dúvida. Mas sem o mundo presencial elas não se sustentam”, ressalta Suzana Wester, diretora de Insights e Inovação Estratégica na FleishmanHillard Brasil.

No Brasil desde 2014, a FleishmanHillard atualmente possui escritórios estrategicamente localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ao todo, são 2.600 profissionais presentes em mais de 30 países.

Últimas notícias