metropoles.com

Rafa Kalimann levanta debate sobre síndrome do pânico. Veja dicas para saúde mental

Rafa Kallimann afirmou que síndrome veio “silenciosa”, mas que já está se tratando. A coluna separou dicas para você cuidar da saúde mental

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Rafa Kalimann e arco-íris
1 de 1 Rafa Kalimann e arco-íris - Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora e ex-BBB Rafa Kalimann utilizou suas redes sociais, nessa segunda-feira (21/9), para compartilhar com seus seguidores que sofreu um episódio de síndrome do pânico no último fim de semana. “Esse final de semana, mais de um ano depois a minha síndrome do pânico me deu um doloroso ‘oi’, sem causa, sem motivo, ela veio silenciosa como é e causou dor. Hoje tenho mais maturidade e entendimento do que no passado pra encarar e fé que ela já tá passando”, escreveu Rafa.

“Tenho esperança de acordar amanhã sem sentir mais nada. Sei que é um momento difícil mas ensina muito e vou encarar ele de cabeça e erguida e com força, não vou entregar e já procurei meus médicos para sabermos como lidar agora”, completou a influencer.  E É fato que nunca falamos tanto em saúde mental como nos últimos meses mas ao mesmo tempo nunca cancelamos tanta gente. Em paralelo a isso as redes sociais e o famigerado “a grama do vizinho é sempre mais verde”, muitas vezes, desencadeiam sensações como ansiedade e impotência. Como viver dentro desse universo? O que as pessoas podem fazer para se proteger e proteger o outro?

0

Pensando nisso, a Coluna Leo Dias convidou o Yasmine Sterea, CEO do Free Free, que é uma plataforma multidisciplinar e instituto, que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira para trazer 10 dicas para sua saúde mental e auto cuidado. Confira!

1. Crie uma rotina matinal de exercícios físicos antes de começar qualquer atividade ou trabalho. Acorde uma hora antes do habitual. Antes dos seus filhos acordarem, antes de ter que fazer qualquer coisa. Os exercícios liberam endorfina, uma substância natural que ajuda a dar uma sensação de bem estar e alivia situações de stress. Mesmo que não seja fã de se exercitar, encare como uma ferramenta de autocuidado e equilíbrio emocional. O alívio é imediato. Comece seu dia nessa energia positiva que você lidará com tudo que vem depois de uma forma muito mais tranquila

2. A meditação pode ser definida como uma prática em que você foca sua mente num objeto: pensamento, mantra ou a própria respiração, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. Sempre em situações de medo, tensão ou tristeza feche os olhos e experimente meditar nem que seja por 5 minutos. Essa prática constante ajuda a sair de loopings de pensamentos negativos e clarear a mente.

3. Faça um diário de gratidão e crie o hábito de escrever diariamente tudo aquilo que você se sente grata. Das coisas mais simples a conquistas maiores. A gratidão tira o nosso foco do que está acontecendo de negativo em nossas vidas e nos lembra tudo aquilo que temos de bom. Mesmo nas piores situações sempre encontramos algo para agradecer.

4. Na dúvida, pergunte. Não assuma aquilo que não tenha certeza. Muitas vezes inconscientemente criamos situações em nossa cabeça que não são verdadeiras. Se você tem a oportunidade de perguntar. Pergunte em vez de assumir.

5. São tempos instáveis e de cancelamentos precoce. Se errar, assuma seus erros. Não tenha medo. Todos estão em um processo profundo de aprendizado. O mundo pede por mudanças. Quando você aceita que errou, também abre uma oportunidade de aprender, de crescer. De começar de novo.

6. Antes de julgar o outro, escute. Não assuma algo que você não sabe o porquê ou as histórias e circunstâncias por trás. Toda história tem dois lados. Esse momento pede diálogo e não pré julgamentos. Não faça com o outro aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

7. Não tenha vergonha de pedir ajuda. De buscar um apoio psicológico. De dividir medos, angústias e dúvidas com terapeutas ou pessoas próximas que você possa confiar. Dividir uma dor com alguém pode trazer novas perspectivas. Guardar tudo dentro de você gera ainda mais dor especialmente em tempos de tanta incerteza como os de agora. Mesmo que a sua situação financeira esteja apertada, hoje existem terapeutas voluntários on-line.
Busque ajuda sempre que precisar. Buscar ajuda não é uma fraqueza, é coragem.

8. Cuide da sua alimentação. Seu corpo é seu lar. Quanto mais saudável ele estiver, mais ele vira apoio positivo para seu emocional, em vez de ser o contrário.

9. Antes de dormir, crie um ritual de autocuidado. Algo simples, que aqueça seu coração. Pode ser acender um incenso, uma vela, uma automassagem no rosto, um banho quentinho ou ler um livro. O importante é fazer daquilo um momento seu de carinho e cuidado para o stress do dia ir se desfazendo. Procure focar os pensamentos no ritual e não em experiências passadas durante o dia ou pensando no amanhã.

10. Faça um planejamento semanal com metas e horários. Não se pressione, mas tenha objetivos claros. Isso tira a confusão mental e a culpa daquela sensação de não ter concluído alguma coisa. E lembre de dar sempre o seu melhor em cada atividade, trabalho ou situação. Sabendo que seu melhor pode mudar devido ao seu estado emocional, seu sono, ou por qualquer outro motivo. O importante é saber no seu coração que está dando seu melhor porque mesmo que não de certo, você sabe que fez o seu melhor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?