“Uma vitória”, diz Abrantes após GDF suspender prazo de concurso da PM
Deputado distrital foi um dos primeiros a reivindicar a prorrogação da validade como resultado da pandemia do novo coronavírus no DF
atualizado
Compartilhar notícia

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) comemorou, nesta sexta-feira (19/2), a decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) de suspender, até 31 de dezembro de 2021, o prazo de validade para admissão do concurso da Polícia Militar (PMDF). O parlamentar foi um dos principais articuladores da medida.
“Em março do ano passado, apresentamos um projeto que autoriza o GDF a suspender o prazo de validade dos concursos públicos em vigência enquanto perdurar o estado de calamidade [decorrente da Covid-19] decretado pelo Congresso Nacional”, disse o distrital à coluna Janela Indiscreta.
A reivindicação era recorrente pelos aprovados no certame, mas que não foram recrutados por falta de disponibilidade orçamentária. Com a decisão publicada no Diário Oficial (DODF) desta sexta, o governo amplia a possibilidade de convocar os melhores colocados até o fim do ano.
“É uma vitória desses candidatos aprovados. É um justo reconhecimento a todos os esforços deles e, sem dúvida, uma conquista de toda a sociedade. Temos um longo histórico de luta pela recomposição dos quadros públicos, em nome do bom serviço prestado ao cidadão. E o trabalho junto aos aprovados para as forças de segurança merece destaque nesse contexto”, continuou o pedetista.
Antes da decisão do GDF, o processo de seleção já havia ficado comprometida e teve as turmas reduzidas devido à pandemia do novo coronavírus. Desde o ano passado, os aprovados cobram a convocação.
O treinamento dos novos policiais inclui 34 disciplinas, entre elas de defesa pessoal, armamento, munição e tiro, abordagem policial e policiamento ostensivo. O curso dura, em média, oito meses.