metropoles.com

Turismo do DF reúne trade para traçar estratégias pós-pandemia

GDF e 19 entidades apostam no setor como potencial para gerar empregos e movimentar economia após o fim da quarentena local

atualizado

Compartilhar notícia

O trade turístico do Distrito Federal decidiu se reunir para criar estratégias para a recuperação do setor após a pandemia do novo coronavírus. O segmento foi um dos mais afetados pelas medidas restritivas de isolamento social estabelecidas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Sob comando da Secretaria de Turismo (Setur-DF), a ação batizada de #juntosporbrasília definiu criar grupos de trabalho e, após reuniões, serão desenvolvidos relatórios de ações estratégicas, diretrizes e atividades para o aquecimento do setor. Os grupos de trabalho serão organizados por afinidades e áreas de atuação, como eventos, estratégias, rotas turísticas, qualificação, nicho turístico, gastronomia e trade turístico, já que o turismo pode ser um grande aliado na recuperação econômica do Distrito Federal.

“São mais de 50 atividades que o setor representa. O turismo tem a capacidade de gerar empregos como poucos setores da economia. Estamos dando forma a um movimento que está em andamento desde o início da pandemia. O governador saiu na frente e adotou medidas efetivas. Nós estamos atuando com um forte senso de união e pensando em soluções para voltarmos com ainda mais força”, explicou Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Multisetorial

Segundo ela, no total, 19 entidades locais estão apoiando a causa, englobando o setor hoteleiro, gastronômico, entidades ligadas a produção de eventos, associações e federações ligadas ao turismo e ensino superior, além de diversos sindicatos do segmento.

Entre elas, estão a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Fecomércio-DF, Federação das Indústrias (Fibra) e Sindicato das Empresas de Turismo do DF (Sindetur).

“Estamos vivendo um momento crítico pela epidemia do novo coronavírus e a economia sofre com este cenário. Por isso, o movimento Juntos por Brasília e pelo Turismo é tão importante. A iniciativa estará unida para que o turismo – importante gerador de emprego e renda – possa buscar alternativas e se recuperar”, ressaltou Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF.

Para Carlos Alberto de Sá, presidente da Abav-DF, a iniciativa pode criar um ambiente para, no momento seguinte à crise, recolocar Brasília no cenário que ela merece. “Com a criação dos grupos de trabalho, espero que a gente consiga criar ideias e condições para fazer atrair novamente o turista, principalmente o brasileiro”.

Veja a peça:

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?