Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Tesourinhas reformadas serão entregues a partir da semana que vem

De acordo com a Novacap, a previsão é de que todas as outras localizadas ao longo do Eixão sejam reinauguradas até novembro

atualizado 12/04/2020 15:26

Michael Melo

Símbolos da capital federal, as primeiras quatro tesourinhas que passaram por reformas estruturais nas asas Sul e Norte de Brasília serão entregues nos próximos dias. A confirmação foi dada ao Metrópoles neste sábado (11/04) pela Companhia de Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Na manhã deste sábado, os operários da obra começaram a desmontar andaimes e passaram a fazer os últimos retoques antes da reabertura total das passagens subterrâneas.

Pela ordem estabelecida, as primeiras a serem entregues são as localizadas nas quadras 03/04 Sul e 15/16 Norte, com data programada para a próxima semana.

Em seguida, são os viadutos localizados na 07/08 Norte e 15/16 Sul, previstos para serem liberados na semana seguinte, por volta do dia 20 de abril.

A Novacap trabalha com a programação de terminar em novembro as intervenções de todas as tesourinhas existentes nas entrequadras dos quase 15 quilômetros de Eixão (Norte e Sul). O valor total para a reforma está orçado em R$ 7,3 milhões, sem levar em conta eventuais aditivos.

A primeira etapa das obras foi iniciada em novembro de 2019, após riscos apontados por um relatório do TCDF. No total, será feita a recuperação estrutural e estética das 96 passagens sob o Eixo Rodoviário (Eixão) e os eixinhos das asas Norte e Sul.

Atrasos

Relatório obtido pelo Metrópoles revelou que os pequenos viadutos, tradicionais nas asas Sul e Norte, estavam com a estrutura comprometida por corrosões e infiltrações – até então não percebidas pela equipe de engenharia responsável pelas obras de revitalização, iniciadas em novembro de 2019.

No relatório, a Novacap constatou que a estrutura desses complexos viários “apresenta grau de risco crítico”.

Últimas notícias