Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Sindicato elogia decreto de Ibaneis que integra forças de segurança

Órgãos coordenados pela SSP-DF passam a ter acesso a registros policiais, desde que seja atendido critérios de sigilo e proteção de dados

atualizado 13/05/2021 20:43

Fachada SSP-DFDaniel Ferreira/Metrópoles

O Sindicato dos Delegados do Distrito Federal (GDF) elogiou, nesta quinta-feira (13/5), um decreto editado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) que promove a integração de sistemas das forças de segurança pública locais ao autorizar compartilhamento de informações de registros das ocorrências entre as corporações.

Com isso, os órgãos coordenados pela Secretaria de Segurança Pública poderão ter acesso, em tempo real, aos registros policiais, desde que seja atendido critérios e diretrizes de proteção e sigilo de dados.

“Com a medida, poderemos, efetivamente, integrar as diversas forças e corporações do DF que juntas tem como objetivo primário entregar Segurança Pública de excelência à população da capital federal. A coragem do governador em enfrentar esse tema põe fim a décadas de omissão que gerava desperdício de informações e trabalho, posto que cada corporação desenvolvia seus próprios sistemas incomunicáveis entre si”, afirmou a entidade em nota.

A partir de agora, os dados e sistemas devem estar disponíveis de forma ininterrupta por todos os órgãos e entidades envolvidos. A exceção do decreto é para casos sujeitos a sigilo legal específico, os sistemas, dados, denúncias e registros relacionados a investigações e atos de polícia judiciária, e os casos sujeitos exclusivamente ao juízo da execução penal.

 

Últimas notícias