Um representante da Embaixada da Ucrânia no Brasil foi aplaudido de pé, na última segunda-feira (18/3), pela plateia que acompanhava a solenidade oficial de posse da nova gestão da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).
Ihor Torshyn, que é terceiro secretário da representação diplomática em Brasília, foi citado durante o discurso do presidente reeleito da entidade, Délio Lins e Silva Júnior, e foi homenageado de forma espontânea pelo público que lotou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães
“Quero agradecer a presença do Ihor Torshyn aqui conosco essa noite e esperamos que logo essa guerra acabe e os ucranianos possam reconstruir seu país e suas vidas. Deixo aqui o meu carinho e minha solidariedade. Leve o abraço do nosso país e que a energia positiva dessa noite sirva de algo”, discursou o presidente.
“Fiquei muito tocado, muito comovido com toda essa solidariedade”, disse Ihor. O diplomata revelou que ficou ainda mais comovido com a homenagem ao lembrar de seu pai ucraniano, que também é advogado.
Veja o vídeo:
Posse
Durante a solenidade, que precisou ser adiada durante a pandemia, foram empossados para o triênio (2022-2024) 287 membros de todo sistema OAB, composto por Seccional; Subseções; Escola Superior de Advocacia (ESA); Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF); Clube da Advocacia; Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) e também conselheiros.
O evento foi conduzido pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, por representantes dos três poderes dos governos Federal e do Distrito Federal, também pela diretoria de outras seccionais e por convidados dos meios jurídico, acadêmico e diplomático.
“Ao ser reeleita, esta diretoria recebe uma missão: representar os interesses de quase 50 mil inscritos. A tarefa é desafiadora, mas as senhoras e os senhores já demonstraram estar à altura dessa missão”, afirmou Simonetti
Empossado para o próximo triênio, o presidente reeleito Délio Lins e Silva Júnior agradeceu as homenagens e fez um balanço da gestão anterior.
“Aqui todos têm o direito de pensar de forma diferente sobre variados temas, mas conseguimos trabalhar em conjunto porque existe o respeito, o foco no bem comum e o espírito democrático que, em última análise, é a verdadeira essência e origem da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse.

Representante da Embaixada da Ucrânia, Ihor Torshyn é aplaudido de pé durante posse na OAB-DFRoberto Rodrigues / OAB-DF

Homenagem à Ucrânia ocorreu durante discurso do presidente reeleito, Délio Lins e Silva Jr. Roberto Rodrigues