metropoles.com

Por “excesso de burocracia”, Saúde troca secretário-adjunto de gestão

Bruno Tempesta é tenente coronel do Corpo de Bombeiros e foi substituído por Artur de Brito, que ocupava a subsecretaria do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
novo secretário
1 de 1 novo secretário - Foto: Arquivo pessoal

Responsável por toda a parte administrativa e operacional da Secretaria de Saúde, o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Bruno Tempesta, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (8/4). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

Quem assume a cadeira é o farmacêutico bioquímico Artur Felipe Siqueira de Brito, até então subsecretário de Logística em Saúde. Na prática, ele assume a vaga deixado pelo então superior.

Tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Tempesta era acusado internamente de recorrer excessivamente à burocracia para dar andamento aos contratos da pasta, o que acabou causando embates internos.

O então gestor também entrou na mira após a determinação de instruir processo para a criação de usinas de oxigênio para os hospitais públicos da rede, com o objetivo para assegurar o gás vital para os pacientes de Covid-19, em caso de maior necessidade.

Contudo, houve divergências sobre a questão e o processo não andou sob a alegação de que o atual contrato cobriria uma emergência maior. O posicionamento não foi bem recebido internamente.

O novo adjunto tem 31 anos, é farmacêutico e servidor efetivo da Secretaria de Saúde. A decisão tomada levou em conta a “vasta experiência em gestão”, após ocupar a Diretoria do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde e, consequentemente, presidente da Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS).

A assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde informou que Artur tem experiência na área de biotecnologia, genética humana, gestão pública, farmácia clínica e saúde baseada em evidência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?