metropoles.com

Por apoio a Arthur Lira, deputados do DF pedem que proporcionalidade seja respeitada

Pauta de reivindicações foi entregue ao congressista durante um almoço nesta terça. Lira concorre à Presidência da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Material Cedido ao Metrópoles
Almoço de deputados do DF com Arthur Lira
1 de 1 Almoço de deputados do DF com Arthur Lira - Foto: Material Cedido ao Metrópoles

Seis dos oito deputados que integram a bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional se reuniram, nesta terça-feira (26/1), com o candidato à Presidência da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL). Durante o encontro, os congressistas apresentaram a pauta de reivindicações.

Foram entregues as pautas individuais de cada parlamentar, mas a maioria dos deputados da bancada do DF pediu que a proporcionalidade partidária fosse respeitada na Casa Legislativa. Isso significa espaço em comissões, presidências e relatorias dentro da Câmara.

Segundo os congressistas, muitas vezes esses cargos são ocupados por indicações políticas e, respeitando a proporcionalidade, os representantes do DF no Congresso conseguiriam atuar de forma efetiva.

0

“Esta será uma eleição dos deputados e não das lideranças. O líder que acredita em direcionar o voto do deputado vai perceber que este ano será diferente. Acolhi as reivindicações da bancada do DF, como manutenção nos investimentos em segurança, saúde e educação, mas vamos priorizar também as pautas individuais de cada parlamentar”, disse.

Um dos pontos discutidos durante o almoço diz respeito às garantias de manutenção do Fundo Constitucional (FCDF) e melhorias nas carreiras de segurança pública local.

O encontro ocorreu no apartamento da deputada Margareth Coelho ((PP-PI), na Asa Norte. Estiveram presentes os deputados Celina Leão (PP-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), Luis Miranda (DEM-DF), Bia Kicis (PSL-DF), Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Para Flávia, que coordena a bancada distrital, “o importante é, a partir do dia 2 de fevereiro, todos estarem juntos e de cabeça nos problemas do país que são urgentes, como vacina, distribuição de renda e geração de empregos”, frisou. A parlamentar é cotada a assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CM), caso a proporcionalidade seja reconhecida.

“Uma das nossas principais pautas é a garantia da manutenção dos recursos conquistados pelo DF, porque sem eles, todas essas áreas correm sério risco no DF”, disse a deputada Celina Leão (PP).

O discurso de Celina foi endossado por Miranda e Flávia Arruda, que também pontuaram a necessidade de uma atenção especial para a bancada distrital, já que Brasília abriga os Três Poderes.

“Temos que lembrar que o compromisso assumido por Lira é também de pautar as reivindicações das forças de segurança. Conseguimos aprovar a MP no ano passado do reajuste, mas agora já outros pontos que foram deixados de lado na primeira votação”, disse Miranda, que é tido como o nome do grupo para a relatoria da Reforma Tributária.

Embora integre o Cidadania, partido que sinalizou apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), a deputada Paula Belmonte acrescentou que a legenda não influencia nas decisões tomadas pelos deputados. “Vou votar pelo que for melhor para o Brasil e o impeachment não é uma possibilidade. Nosso partido nos dá a garantia de nos posicionarmos e termos liberdade”, disse, sem cravar o voto no candidato alagoano.

Durante o almoço, a congressista apresentou uma carta com pautas em defesa das crianças e da primeira infância. A deputada integra comissão no Congresso com esta finalidade.

Da bancada local, apenas Erika Kokay (PT) e o professor Israel Batista (PV) declararam apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e, portanto, não estiveram no almoço.

Um encontro entre Lira e o governador Ibaneis Rocha (MDB) estava previsto para acontecer logo após o almoço, mas integrantes da bancada anunciaram o cancelamento da agenda. Embora seja próximo de Arthur Lira, o titular do Palácio do Buriti é do partido de Baleia Rossi.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?