metropoles.com

Neto de Roriz testa força do sobrenome após 4 anos de hiato político

Herdeiro direto do clã, Joaquim Roriz Neto disputará uma cadeira da Câmara Legislativa após ter disputado vaga na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Batista/Divulgação
Joaquim Roriz Neto beija Weslian Roriz, viúva do ex-governador
1 de 1 Joaquim Roriz Neto beija Weslian Roriz, viúva do ex-governador - Foto: Hugo Batista/Divulgação

Na linha sucessória, ele é o principal herdeiro político do ex-governador Joaquim Roriz, um dos nomes mais conhecidos da história política do Distrito Federal. Não à toa, carrega o mesmo nome do avô. Filho da ex-deputada federal Jaqueline Roriz, Joaquim Roriz Neto (PL) assumiu a missão de tentar manter a memória da família na cidade.

Em 2018, substituiu a mãe na campanha a deputado federal e conquistou 31.455 votos, alcançando a segunda suplência da coligação. Desta vez, deve concorrer a distrital nas eleições de outubro. Se conseguir uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa, colocará fim a um hiato de quatro anos sem um membro do clã Roriz na vida pública. A última a ocupar um mandato foi a tia, Liliane Roriz, que esteve na CLDF como parlamentar de 2011 a 2018.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

“Quando eu estava estudando no ensino médio, em 2010, já sabia que queria ser político e acabei fazendo a escolha da minha faculdade para que eu me preparasse para esse objetivo. Na minha grade, já direcionei o currículo para me formar em ciências políticas pela Universidade de Nova York, em 2014”, contou.

Dona Weslian manda recado para pré-candidatos que falam de Roriz

Campanha com avó

Para fortalecer a campanha deste ano, Joaquim Roriz Neto tem percorrido as cidades na companhia da avó, Weslian Roriz, viúva do ex-governador.  “As pessoas sempre admiraram o meu avô, e as pessoas entravam apreensivas, angustiadas, porque sempre tinham uma demanda, uma reivindicação. E eu via que saíam chorando de felicidade, porque o meu avô nunca protelava para ajudá-las. Ele pegava nas mãos das pessoas e já resolvia o problema”, conta.

Mesmo com papel limitado a legislar e a fiscalizar as ações do Executivo, caso eleito, Joaquim Roriz Neto afirma que não vai resumir a atuação exclusivamente ao plenário. Ele pretende trabalhar para resgatar e ampliar os projetos do avô — Pão e Leite e restaurantes comunitários —, além de fomentar empregos e moradia para a população.

“O bom deputado não se restringe ao papel do Legislativo. Ele articula junto ao Executivo para que as reivindicações da comunidade saiam, realmente, do papel. Essa vai ser minha luta”, garante.

Compartilhar notícia