metropoles.com

Izalci Lucas: “Quem fala pelo PSDB-DF é o presidente, não dissidentes”

Comandante regional dos tucanos criticou o uso do nome do partido para negociação de cargos com o governo de Rodrigo Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Izalci Lucas
1 de 1 Izalci Lucas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci Lucas, refutou a possibilidade de a legenda ter alguma responsabilidade sobre a indicação de Ilda Peliz para comandar a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh).

O ingresso da tucana no primeiro escalão do GDF, confirmado na terça-feira (9/1), foi antecipado pelo Metrópoles. Ilda é ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Segundo o atual líder regional dos tucanos, o nome do partido foi usado de forma indevida. Para ele, qualquer decisão da sigla deve ser, primeiramente, aprovada pela Executiva regional, fato que não ocorreu. “Quem fala pelo PSDB é o presidente e a Executiva, não dissidentes. O PSDB não indicou ninguém, porque somos oposição ao governo. Isso, sim, está decidido”, frisou Izalci.

À coluna, o parlamentar tucano reforçou a resolução aprovada pela legenda que garante punições aos filiados que usarem o nome do partido para conseguir benesses. “Na última reunião, o PSDB decidiu que quem quisesse integrar o governo teria 30 dias para se licenciar da sigla, ou pedir exoneração do cargo.”

Izalci Lucas atribuiu o uso do nome dos tucanos como “estratégia” do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para acreditar que tem apoio da legenda na atual gestão. “Ele está tentando cooptar todo mundo com cargo e dinheiro público. Mas com o PSDB, não. Não posso proibir ninguém de falar e de participar de nada. No entanto, não posso permitir que usem o nome do partido dessa forma”, disse.

Indicação
Ilda Peliz aceitou assumir a Sedestmidh após acertos com o ex-presidente do PSDB-DF Márcio Machado, que levou o nome da tucana a Rollemberg. Machado lidera uma ala dissente do atual comando tucano, por questionar a legitimidade da presidência de Izalci Lucas, a quem classifica como “interventor”.

Além de Márcio Machado, participa do racha tucano a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, uma das fundadoras da legenda no DF. A tucana ocupa atualmente o comando da Secretaria de Projetos Estratégicos do GDF. Assistente social, é dela a responsabilidade de cuidar de regiões carentes, como os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente.

Izalci não descarta penalizar os integrantes antigos do partido. “Esse é o papel do Conselho de Ética, que está investigando a conduta de todos os dissidentes.” A punição mais severa seria a expulsão dos filiados caso continue a desobediência em relação às deliberações partidárias.

Procurado para comentar o assunto, o GDF não havia se manifestado até a última atualização deste texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?