metropoles.com

Ibaneis lamenta morte de ex-secretário de Segurança: “Deixa exemplos”

Coronel João Manoel Brochado ocupou a cadeira durante a primeira gestão de Joaquim Roriz e foi suplente na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Exército
brochado
1 de 1 brochado - Foto: Reprodução / Exército

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lamentou, nesta quinta-feira (17/2), a morte do coronel João Manoel Brochado, que ocupou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) durante a primeira gestão do ex-governador Joaquim Roriz.

O militar foi criador do Sistema de Instrução Militar do Exército e também da Rondas Ostensivas Candango (Rocan), com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na capital federal. Brochado também ocupou a suplência quando o ex-deputado federal Jofran Frejat se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Saúde.

 “O coronel João Manoel Brochado é um homem que deixa exemplos a serem seguidos. Se especializou no combate à criminalidade usando inteligência, com programas de mapeamento de crime e foi o criador da Rocan, reduzindo drasticamente os índices de criminalidade na época; foi um exemplo de autoridade, que respeitava a autonomia das forças, oferecendo meios para o aperfeiçoamento dos profissionais”, afirmou o governador.

Ainda segundo Ibaneis, o coronel Brochado representou a população do DF de forma virtuosa durante dois momentos quando teve assento no Congresso Nacional.

“A morte do coronel Brochado priva o DF de um homem que trabalhou com afinco para que todos pudéssemos ter uma cidade mais segura e acolhedora”.

Em 2018, o Comando de Operações Terrestres (COTER) prestou uma homenagem ao ex-secretário que em meados da década de 1970 deu origem aos Programas-Padrão de Instrução. Na oportunidade, o auditório da unidade recebeu o nome do coronel.

O militar da reserva foi enterrado, ainda nesta quinta, durante solenidade com presença de familiares e amigos no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O ex-secretário tinha 94 anos.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações